-
Apresentação
Apresentação
Nesta UC os estudantes reconhecem a importância da avaliação das propriedades psicométricas dos instrumentos de avaliação psicológica, não só ao nível da construção e validação de instrumentos, mas também na sua aplicação em contexto profissional
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-13886
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
S1. Construção de testes - Teoria Clássica dos Testes (TCT) S1.1. Primeiras fases na construção de testes: validade de conteúdo e validade facial S1.2. Construção e análise de itens (Concordância entre Juízes, IVC, RVC, kappa de Cohen) S1.3 Tradução e adaptação de instrumentos: passos cruciais e recomendações S2. Qualidades psicométricas dos testes: Definição e aplicação S2.1. Validade S2.1.1 Validade de construto (fatorial (AFE e AFC), convergente, divergente) validade de critério (concorrente e preditiva). S2.2 Fiabilidade S2.2.1 Consistência interna e estabilidade tempora S3. Teoria de Resposta ao Item (TRI) S3.1. Análise aos itens e purificação de escalas S3.2 Parâmetros do modelo: indíces de ajustamento e representação gráfica
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes estejam aptos a: OA1:conhecer os principais métodos de construção dos testes; OA2: refletir criticamente sobre as potencialidades e limites de cada método; OA3: Adquirir competências práticas na avaliação das qualidades psicométricos dos testes psicológicos; OA4: Saber os pressupostos dos métodos psicométricos na área das ciências psicológicas
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas teórico-práticas, são utilizados o método expositivo (para apresentação dos conteúdos) e interrogativo (para fomentar a participação dos estudantes). Para consolidar os conhecimentos, a transmissão de conteúdos assenta em múltiplos exemplos de estudos nas diferentes áreas da Psicologia. Acentuando a vertente prática, é privilegiado o método ativo, através da resolução numa abordagem colaborativa, em formato b-learning. Os conteúdos da UC são totalmente disponibilizados no Moodle, em vários formatos, como por exemplo, .pdfs, URLs e vídeos com tutoriais s dos exercícios executados em sala de aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coaley, K. (2014). An introduction to psychological assessment and psychometrics (2nd Ed.). Los Angeles: Sage. DeVellis, R.F. (2012). Scale development: Theory and applications (3rd Ed.). Los Angeles: Sage. Furr, R.M., & Bacharch, V.R. (2014). Psychometrics: An introduction (2nd Ed.). Los Angeles: Sage. Lacort, M.O. (2014). Psychometrics: Theory schemes (CTT and IRT) and examples of each technique. Lulu.com. Nicol, A. A. M., & Pexman, P. M. (2011). Displaying your findings: A practical guide for creating figures, posters, and presentations. Washington: APA. Rust, J., & Golombok, S. (2009). Modern Psychometrics: The science of psychological assessment (3rd Ed.). London: Routledge. Goss-Sampson, M. A. (2022). Statistical Analysis in JASP 0.16.1: A Guide for Students. March 2022. (Free PDF).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não