-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objetivo promover conhecimentos teóricos e aplicados que permitam aos estudantes compreender os métodos qualitativos no domínio da investigação em Psicologia, identificando as suas especificidades e contextos de aplicação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-13887
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: IQ em Psicologia: enquadramento epistemológico e desenvolvimento Principais paradigmas subjacentes à Investigação Paradigmas associados à IQ e à Investigação quantitativa Diferenciação entre IQ e Investigação quantitativa CP2: Etapas da Investigação qualitativa CP3: Questões de investigação na IQ Questões adequadas à IQ e como formular CP4: Recolha de dados na IQ A entrevista Focus Group Etnografia/observação participante CP5: A Análise Qualitativa Perspetiva global e diferenciadora da variabilidade de tipos de AQD Caracterização, procedimentos e aplicação da: - Análise de Conteúdo - Análise temática - Grounded Analysis CP6: Avaliação da qualidade e escrita da IQ Critérios de qualidade Estrutura e características de um trabalho em IQ CP7: análise qualitativa de dados
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Reconhecer e compreender os principais paradigmas subjacentes à investigação e, especificamente, o(s) enquadramento(s) epistemológico(s) da Investigação Qualitativa (IQ) OA2: Conhecer e compreender as etapas da IQ OA3: Reconhecer e compreender a importância da definição de objetivos/questões de investigação e saber formular questões de investigação em IQ OA4 - Reconhecer e compreender os procedimentos de recolha de dados e demonstrar competências de recolha de dados na IQ OA5: Conhecer e compreender a diversidade dos tipos de análise qualitativa (AQ) de dados OA6: Selecionar e aplicar diferentes tipos de AQ de acordo com os objectivos/questões de investigação OA7: Implementar as diferentes fases de investigação num trabalho de IQ a realizar na componente prática desta UC OA8: Demonstrar competências de análise de conteudo OA9: Demonstrar a capacidade de assegurar a qualidade em IQ e redigir trabalhos de IQ com recurso a uma linguagem científica
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição interativa, associando-se o método expositivo a técnicas ativas, tais como demonstrações dos conteúdos abordados, exercícios de aplicação e compreensão. A exposição interativa é acompanhada também pelo questionamento, procurando que o estudante coloque hipóteses, resolva contradições, argumente e comunique o seu ponto de vista, dúvidas/questões. Na componente prática, o método é essencialmente ativo, recorrendo -se à elaboração de um projeto de Investigação qualitativa como fonte de aprendizagem (Project-Based Learning). A aprendizagem é orientada pelas tarefas que têm de realizar, requerendo simultaneamente que apliquem os conteúdos abordados mas também que desenvolvam aptidões de recolha, análise e integração da informação, trabalhando em grupo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
. Berg, B.L., & Lune, H. (2017). Qualitative research methods for the social science (9th ed.) London: Pearson. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2023). Research design: qualitative, quantitative, and Mixes Approaches (sixth edition). Los Angeles: Sage. Denzin, N.K., & Lincon, Y. S. (2018). The sage handbook of qualitative research (5th ed.). London: Sage. Flick. U. (2023). The Sage Handbook of qualitative Research Design (2 vol). Los Angeles: Sage. Howitt, D. (2017). Introduction to qualitative research methods in psychology (third edition). London: Pearson.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não