filmeu

Disciplina Metodologia de Investigação Qualitativa

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem como objetivo promover conhecimentos teóricos e aplicados que permitam aos estudantes compreender os métodos qualitativos no domínio da investigação em Psicologia, identificando as suas especificidades e contextos de aplicação. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: IQ em Psicologia: enquadramento epistemológico e desenvolvimento Principais paradigmas subjacentes à Investigação  Paradigmas associados à IQ e à Investigação quantitativa Diferenciação entre IQ e Investigação quantitativa CP2: Etapas da Investigação qualitativa  CP3: Questões de investigação na IQ Questões adequadas à IQ e como formular   CP4: Recolha de dados na IQ   A entrevista Focus Group Etnografia/observação participante CP5: A Análise Qualitativa  Perspetiva global e diferenciadora da variabilidade de tipos de AQD  Caracterização, procedimentos e aplicação da: - Análise de Conteúdo - Análise temática  - Grounded Analysis CP6: Avaliação da qualidade e escrita da IQ   Critérios de qualidade Estrutura e características de um trabalho em IQ CP7:  análise qualitativa de dados 
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Reconhecer e compreender os principais paradigmas subjacentes à investigação e, especificamente, o(s) enquadramento(s) epistemológico(s) da Investigação Qualitativa (IQ) OA2: Conhecer e compreender as etapas da IQ OA3: Reconhecer e compreender a importância da definição de objetivos/questões de investigação e saber formular questões de investigação em IQ OA4 - Reconhecer e compreender os procedimentos de recolha de dados e demonstrar competências de recolha de dados na IQ  OA5: Conhecer e compreender a diversidade dos tipos de análise qualitativa (AQ) de dados OA6: Selecionar e aplicar diferentes tipos de AQ de acordo com os objectivos/questões de investigação  OA7: Implementar as diferentes fases de investigação num trabalho de IQ a realizar na componente prática desta UC  OA8: Demonstrar competências de análise de conteudo  OA9: Demonstrar a capacidade de assegurar a qualidade em IQ e redigir trabalhos de IQ com recurso a uma linguagem científica
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição interativa, associando-se o método expositivo a técnicas ativas, tais como demonstrações dos conteúdos abordados, exercícios de aplicação e compreensão. A exposição interativa é acompanhada também pelo questionamento, procurando que o estudante coloque hipóteses, resolva contradições, argumente e comunique o seu ponto de vista, dúvidas/questões.  Na componente prática, o método é essencialmente ativo, recorrendo -se à elaboração de um projeto de Investigação qualitativa como fonte de aprendizagem (Project-Based Learning). A aprendizagem é orientada pelas tarefas que têm de realizar, requerendo simultaneamente que apliquem os conteúdos abordados mas também que desenvolvam aptidões de recolha, análise e integração da informação, trabalhando em grupo.    
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    . Berg, B.L., & Lune, H. (2017). Qualitative research methods for the social science (9th ed.) London: Pearson. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2023). Research design: qualitative, quantitative, and Mixes Approaches (sixth edition). Los Angeles: Sage.  Denzin, N.K., & Lincon, Y. S. (2018). The sage handbook of qualitative research (5th ed.). London: Sage. Flick. U. (2023). The Sage Handbook of qualitative Research Design (2 vol). Los Angeles: Sage.  Howitt, D. (2017). Introduction to qualitative research methods in psychology (third edition). London: Pearson.    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios