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Disciplina Ética e Deontologia em Psicologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende dar resposta aos inúmeros desafios éticos que surgem na prática psicológica, procurando o desenvolvimento do pensamento ético e deontológico, enquadrando-o nas suas raízes históricas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.    Fundamentos éticos em Psicologia: 1.1.    Ética e códigos deontológicos em Psicologia; 1.2.    Tomada de decisão ética; 1.3.    Competências: Profissional, emocional, com populações diversas; 1.4.    Fronteiras, múltiplos papéis, relações profissionais e relações sexualizadas. 2.    Especificidades em diferentes áreas de atuação: 2.1.    Psicologia Clínica e da Saúde: consentimento informado; clientes que se colocam a si ou a outros em risco; confidencialidade e dados pessoais; cuidados paliativos; 2.2.     Psicologia das Organizações; 2.3.    Psicologia Educacional; 2.4.    Psicologia Forense; 2.5.    Investigação: Populações vulneráveis, consentimento informado, engano experimental. 3.    Especificidades em diferentes populações: crianças, adolescentes e adultos idosos. 4.    Especificidades na atuação online (investigação e intervenção). 5.    Regulação da prática profissional. 6.    Conduta e Código Deontológico da OPP: Princípios Gerais e Específicos.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como objetivo geral o desenvolvimento do pensamento ético e deontológico, enquadrando-o nas suas raízes históricas. Especificamente, pretende-se que o/as estudantes: •    reconheçam a necessidade, os conceitos e fundamentos da ética e da deontologia em Psicologia; •    reconheçam diferentes dilemas éticos que o/as Psicólogo/as enfrentam em diversas áreas de actuação; •    reflictam criticamente acerca da conduta deontológica a adoptar, face a dilemas éticos em diversas áreas de actuação; •    identifiquem e nomeiem os princípios gerais e específicos do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses (CD-OPP) que norteiam a prática em Psicologia; •    interpretem e apliquem o Código Deontológicos da OPP; •    desenvolvam argumentos para a actuação prática guiada pela ética e deontologia.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo para descrever os fundamentos históricos, os conceitos e os princípios éticos e deontológicos, recorrendo a casos práticos para ilustrar a aplicação destes princípios na resolução dos principais desafios éticos. A avaliação contínua é composta por: - ficha escrita de avaliação (60%); - trabalho de grupo escrito (20%); - trabalho de grupo com apresentação oral: discussão sincrónica com o docente em contexto de aula com presença dos estudantes (20%). A avaliação não contínua é composta por um exame final (100%). A presença nas aulas práticas é obrigatória. A época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos. Como nota final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baggini, J., & Fosi, P. S. (2007). The Ethics Toolkit: A Compendium of Ethical Concepts and Methods. Malden: Backwell. Knapp, S. J. (Ed.) (2012). APA Handbook of ethics in Psychology, Vol 1: Moral foundations and common themes. Washington, DC: American Psychological Association. Knapp, S. J. (Ed.). (2012). APA Handbook of ethics in Psychology, Vol 2: Practice, teaching, and research. Washington, DC: American Psychological Association. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016). Código deontológico. Lisboa: OPP.  
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