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Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende dar resposta aos inúmeros desafios éticos que surgem na prática psicológica, procurando o desenvolvimento do pensamento ético e deontológico, enquadrando-o nas suas raízes históricas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT35-13892
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos éticos em Psicologia: 1.1. Ética e códigos deontológicos em Psicologia; 1.2. Tomada de decisão ética; 1.3. Competências: Profissional, emocional, com populações diversas; 1.4. Fronteiras, múltiplos papéis, relações profissionais e relações sexualizadas. 2. Especificidades em diferentes áreas de atuação: 2.1. Psicologia Clínica e da Saúde: consentimento informado; clientes que se colocam a si ou a outros em risco; confidencialidade e dados pessoais; cuidados paliativos; 2.2. Psicologia das Organizações; 2.3. Psicologia Educacional; 2.4. Psicologia Forense; 2.5. Investigação: Populações vulneráveis, consentimento informado, engano experimental. 3. Especificidades em diferentes populações: crianças, adolescentes e adultos idosos. 4. Especificidades na atuação online (investigação e intervenção). 5. Regulação da prática profissional. 6. Conduta e Código Deontológico da OPP: Princípios Gerais e Específicos.
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Objetivos
Objetivos
Esta UC tem como objetivo geral o desenvolvimento do pensamento ético e deontológico, enquadrando-o nas suas raízes históricas. Especificamente, pretende-se que o/as estudantes: • reconheçam a necessidade, os conceitos e fundamentos da ética e da deontologia em Psicologia; • reconheçam diferentes dilemas éticos que o/as Psicólogo/as enfrentam em diversas áreas de actuação; • reflictam criticamente acerca da conduta deontológica a adoptar, face a dilemas éticos em diversas áreas de actuação; • identifiquem e nomeiem os princípios gerais e específicos do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses (CD-OPP) que norteiam a prática em Psicologia; • interpretem e apliquem o Código Deontológicos da OPP; • desenvolvam argumentos para a actuação prática guiada pela ética e deontologia.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo para descrever os fundamentos históricos, os conceitos e os princípios éticos e deontológicos, recorrendo a casos práticos para ilustrar a aplicação destes princípios na resolução dos principais desafios éticos. A avaliação contínua é composta por: - ficha escrita de avaliação (60%); - trabalho de grupo escrito (20%); - trabalho de grupo com apresentação oral: discussão sincrónica com o docente em contexto de aula com presença dos estudantes (20%). A avaliação não contínua é composta por um exame final (100%). A presença nas aulas práticas é obrigatória. A época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos. Como nota final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baggini, J., & Fosi, P. S. (2007). The Ethics Toolkit: A Compendium of Ethical Concepts and Methods. Malden: Backwell. Knapp, S. J. (Ed.) (2012). APA Handbook of ethics in Psychology, Vol 1: Moral foundations and common themes. Washington, DC: American Psychological Association. Knapp, S. J. (Ed.). (2012). APA Handbook of ethics in Psychology, Vol 2: Practice, teaching, and research. Washington, DC: American Psychological Association. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016). Código deontológico. Lisboa: OPP.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não