-
Apresentação
Apresentação
Dado o estatuto científico da Psicologia, é essencial que os estudantes dominem um conjunto de competências práticas relacionadas com a gestão de informação científica neste campo de estudo. Incluem-se aqui a pesquisa e análise crítica de informação científica, bem como a escrita científica e a divulgação escrita e oral de informação científica. Esta unidade curricular pretende promover estas competências através da realização de exercícios práticos com tutoria em todas as aulas, que têm um carácter laboratorial.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-15401
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Pesquisa de informação científica: - Perguntas de investigação como ponto de partida. - Objetivos da pesquisa bibliográfica. - Fontes de informação científica. - Bases de dados científicas (e.g., PsycInfo, PubMed, SciELO, Google Académico). - Equações de pesquisa. 2. Seleção e análise crítica de artigos científicos: - Classificação dos artigos científicos. - Leitura de artigos científicos - Estrutura dos artigos científicos quantitativos. - Avaliação de artigos científicos quantitativos e qualitativos com base nos Journal Article Reporting Standards da APA 3. Escrita científica: - Características. - Questões autorais e plágio. - Normas da APA para textos científicos: formatação de citações, referências, texto, quadros e figuras. 4. Divulgação científica em diferentes formatos: - Apresentações orais. - Pósteres. - Publicação de artigos científicos.
-
Objetivos
Objetivos
O principal objectivo desta unidade curricular é o desenvolvimento de competências básicas de pesquisa e leitura de literatura, bem como de escrita e reporte de informação científica na área da psicologia. Especificamente, os alunos devem: 1)Conhecer: Identificar bases de dados científicas relevantes e descrever os tipos de equações de pesquisa adequadas para questões de investigação. 2)Compreender: Explicar os critérios dos Journal Article Reporting Standards da APA para a classificação e avaliação de artigos científicos. 3)Aplicar: Elaborar pesquisas bibliográficas eficazes utilizando bases de dados científicas e critérios de pesquisa adequados utilizando normas da APA 4)Analisar: Comparar e avaliar criticamente artigos científicos com base nos padrões da APA. 5)Avaliar: Justificar a escolha de fontes bibliográficas relevantes e validar a qualidade de textos científicos. 6)Criar: Redigir textos científicos originais, incluindo revisões da literatura e desenvolver comunicações
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular é constituída por aulas laboratoriais com tutoria. As aulas incluem uma apresentação inicial dos conteúdos teóricos, seguida de exercícios de aplicação, a realizar com recurso a computadores e Internet. Os estudantes pesquisam em bases de dados científicas, analisam criticamente e elaboram textos científicos, apresentam dados científicos em diferentes formatos e aplicam as normas da APA.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7.ª ed.). https://doi.org/10.1037/0000165-000 Hempel, S. (2020). Conducting your literature review . American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000155-000 Kail, R. V. (2019). Scientific writing for psychology: Lessons in clarity and style (2.ª ed.). SAGE. Lancaster, T. (2020). Avoid plagiarism . SAGE.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não