filmeu

Disciplina Psicologia Ambiental

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Psicologia Ambiental pretende sensibilizar os estudantes para a influência recíproca entre o ambiente e o comportamento humano e fornecer conhecimentos que viabilizem a compreensão da relação entre os contextos ambientais e o comportamento humano permitindo aos estudantes aplicar esse conhecimento na abordagem de diferentes tipos de ambiente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Introdução à psicologia ambiental 1.1. Objecto de estudo da psicologia ambiental 1.2. Ambientes e comportamento: atitudes ambientais; comportamento sustentável CP2: Ambientes urbanos 2.1. Orientação e mobilidade: mapas cognitivos 2.2. Crowding e insegurança 2.3. Ambientes residenciais: percepção da qualidade ambiental; identidade e vinculação ao lugar; sentido de comunidade CP3: Ambientes naturais 3.1. Ligação à natureza e atitudes: identidade ambiental; conexão com a natureza 3.2. Ambiente e bem-estar: ambientes restaurativos, actividade física e bem-estar CP4: Ambientes específicos 4.1.   Ambiente clínico e hospitalar: percepção de qualidade ambiental e bem-estar 4.2.   Ambiente escolar: aspectos da qualidade ambiental; espaços de aprendizagem e desenvolvimento 4.3.   Ambientes de trabalho: aspectos da qualidade ambiental; privacidade e desempenho.
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem como objetivos de aprendizagem específicos: OA1: Compreender e descrever a relevância do contexto ambiental global, urbano e natural para a compreensão do comportamento humano e a dimensão humana da sustentabilidade ambiental; OA2: Compreender, descrever e relacionar os principais conceitos e os processos implicados na relação entre os ambientes e o comportamento (e.g. atitudes ambientais; comportamento sustentável; identidade local; sentido de comunidade; conexão com a natureza); OA3: Analisar e diferenciar algumas questões relativas ao comportamento humano em ambientes específicos (e.g. escolas; espaços de trabalho; hospitais).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino da UC contempla a exposição dos conteúdos programáticos (ME1) complementada de forma integrada por análise de casos sobre aspectos particulares dos conteúdos programáticos, quer através de vídeos (ME2) quer de artigos ou relatórios (ME3). Além disso, estão planeadas actividades de tutoria à realização dos trabalhos de avaliação dos estudantes (ME4).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aragonés, J. I. & Amérigo, M. (Eds) (2010). Psicología ambiental. (3rd Ed). Pirámide. Devlin, A.S. (Ed.) (2018). Environmental psychology and human well-being: Effects of built and natural settings. Elsevier. Soczka, L. (Ed.) (2005). Contextos humanos e psicologia ambiental. Fundação Calouste Gulbenkian. Steg, L., Van den Berg, A. E., & De Groot, J. I. (2012). Environmental psychology: An introduction. Wiley-Blackwell.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios