-
Apresentação
Apresentação
Promover o desenvolvimento de conhecimentos e competências relativamente à multidimensionalidade dos métodos e das técnicas de avaliação psicológica e à adequação da sua aplicação em diversos contextos práticos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-15407
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Avaliação psicológica 1.1. História e evolução da avaliação psicológica 1.2. O processo de avaliação psicológica: definições, conceitos e objetivos 2. Questões éticas e deontológicas em avaliação psicológica 3. A importância da avaliação multi-método 3.1. Observação 3.2. Entrevista 3.3. Auto e hetero avaliações 4. Avaliação psicológica: modelos teóricos 4.1. Avaliação da inteligência e das funções cognitivas 4.2. Avaliação da personalidade 4.3. Avaliação da psicopatologia 5. Especificidades da avaliação psicológica em diversos contextos
-
Objetivos
Objetivos
A UC tem os seguintes objetivos de aprendizagem: OA1. Identificar e descrever os princípios-chave da avaliação psicológica OA2. Comparar e categorizar criticamente as diferentes perspetivas teóricas no âmbito da avaliação psicológica OA3. Aplicar competências de análise e avaliação das questões éticas envolvidas no processo de avaliação psicológica OA4. Reconhecer, de forma integrada, as diferentes metodologias no âmbito da avaliação psicológica OA5. Explorar o recurso a vários métodos e a diferentes fontes de informação em avaliação psicológica, permitindo a incorporação de conhecimentos e competências centrados na natureza multidimensional da avaliação psicológica OA6. Aquisição e validação de conhecimentos teórico-práticos necessários à utilização planeada de instrumentos de avaliação psicológica OA7. Compreensão e discriminação das especificidades da avaliação psicológica em diversos contextos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: - Momentos expositivos, demonstrativos e interrogativos, com base em vários materiais de suporte, utilização de mapas concetuais - Brainstorm e atividades em pequeno grupo em sala de aula, seguidas de discussão - Visionamento de vídeos e treino de grelhas de observação - Modelação e ensaio guiado de diferentes técnicas de entrevista, seguidos de discussão em pares e em grupo - Proporcionar o contacto dos alunos com materiais de avaliação psicológica - Simulação da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica - Role-playing e atividades de discussão e feedback pelo docente e por pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cohen, R. J., Schneider, W. J, & Tobin, R. M. (2022). Psychological testing and assessment: An introduction to tests and measurement (10th ed.). New York: McGraw-Hill. Goldfinger, K., & Pomerantz, A. M. (2013). Psychological assessment and report writing. London: Sage Publications. Groth-Marnat, G., Wright, A. J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed.). New York: John Wiley & Sons.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não