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Apresentação
Apresentação
A Psicologia Forense resulta da interligação da psicologia associada ao direito. Revela-se de particular importância não só pelos seus dominíos de atuação diversificados e especializados, como pelas diferenças nas funções do psicólogo forense comparativamente com outras áreas da psicologia. Nesta unidade curricular, irão ser abordados os diferentes contextos de intervenção, as funções do psicólogo forense, as questões éticas e deontológicas, os métodos de avaliação e modelos de intervenção psicológica forense.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT35-2063
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Psicologia Forense: Definição e contextos de atuação 1.1. Conceitos-chave 1.2. Áreas de atuação (civil, criminal, outras) 1.3. Saídas profissionais CP2. Ética e Deontologia CP3. Avaliação psicológica forense 3.1. Características, especificidades e desafios 3.2. Métodos e técnicas de avaliação 3.3. Avaliação de agressores (delinquentes juvenis, agressores com psicopatia, agressores sexuais e conjugais) 3.4. Avaliação de vítimas de crime (violência sexual e conjugal) CP4. Intervenção psicológica forense 4.1. Princípios básicos, modelos e modalidades de intervenção 4.1.1. Programas de reabilitação
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Objetivos
Objetivos
OA1. Conhecer os diferentes campos de atuação e as funções dos psicólogos forenses. OA2. Compreender e refletir critica e aprofundadamente sobre as implicações éticas e deontológicas relacionadas com o exercício da psicologia forense. OA3. Conhecer os principais métodos, técnicas e instrumentos de avaliação psicológica forense. OA4. Conhecer os princípios básicos, modelos e modalidades de intervenção em Psicologia Forense.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de ensino para este formato incluem a aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em problemas. Estas abordagens envolvem os estudantes de forma ativa, permitindo-lhes aplicar conceitos teóricos, colaborar com os colegas e analisar problemas do mundo real. Estas metodologias visam promover o conhecimento básico da vertente aplicada da psicologia forense nas áreas da avaliação e intervenção.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Agulhas, R. & Anciães, A. (2014). Casos práticos em Psicologia Forense. Edições Sílabo. Matos, M., Gonçalves, R.A., & Machado, C. (Eds.). (2011). Manual de psicologia forense: Contextos, práticas e desafios. Psiquilíbrios Paulino, M., & Alho, L. (2018). Comportamento criminal e avaliação forense. Pactor. Simões, M. R., Almeida, L. S., & Gonçalves, M. M. (2017). Psicologia Forense: Instrumentos de avaliação. Pactor. Scott-Snyder, S. (2017). Introducton to Forensic Psychology: Essentials for law enforcement. CRC Press. Taylor, S. (2019). Forensic Psychology: the basics. Routledge. Weiner, I. B. & Otto, R. K. (2013). The handbook of forensic psychology. John Wiley & Sons, Inc.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não