-
Apresentação
Apresentação
A obtenção de conhecimento em Psicologia faz-se através do método científico. Assim, pretende-se que esta unidade curricular constitua uma introdução ao pensamento científico geral e ao processo de investigação nesta disciplina específica. Tratando-se de um processo transversal às várias subáreas da Psicologia, é relevante que os estudantes estejam familiarizados com ele desde o início da sua formação universitária. Adicionalmente, o conhecimento do método científico potencia, nos estudantes, a capacidade de análise crítica de afirmações científicas e a identificação de afirmações pseudocientíficas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-24970
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O estatuto científico da Psicologia 1.1. meios de obtenção do conhecimento; 1.2. distinção entre ciência e pseudociência; 1.3. a Psicologia como ciência e o seu objeto de estudo; 1.4. tipos de metodologias de investigação; 1.5. objetivos da investigação em Psicologia; 1.6. Psicologia básica e Psicologia aplicada. 2. Investigação em Psicologia 2.1. tipos de perguntas de investigação e de hipóteses; 2.2. tipos de variáveis: independentes, dependentes, mediadoras e moderadoras; 2.3. tipos de afirmações científicas e respetiva validade: de construto, externa e interna; 2.4. investigação observacional (descritiva, correlacional) e investigação experimental 2.5. conduta ética na investigação em Psicologia.
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo geral da unidade currcular é sensibilizar os estudantes para a Psicologia enquanto ciência do comportamento e dos processos cognitivos humanos, dotando os estudantes de competências básicas no âmbito da investigação nesta área temática. No final do semestre, os estudantes deverão estar aptos a: OA1 - discutir de forma informada os méritos da investigação científica, nomeadamente distinguindo ciência de pseudociência OA2 - reconhecer a relevância da investigação em Psicologia, identificando o seu objeto de estudo e objetivos OA3 - distinguir e formular diferentes tipos de perguntas de investigação e de hipóteses; OA4 - distinguir diferentes tipos de variáveis; OA5 - enumerar e comparar os métodos de amostragem; OA6 - avaliar as afirmações científicas ao nível da validade de construto, externa e interna; OA7 - adquirir competências básicas de planeamento de estudos experimentais e descritivos; OA8 - conhecer os princípios éticos básicos que regem a investigação em Psicologia.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São diversas as metodologia de ensino utilizadas nesta Unidade Curricular. Dado o caráter introdutório desta UC, a metodologia de ensino para a apresentação dos conteúdos é expositiva suportada pela utlização de diapositivos. A participação dos estudantes nas aulas é promovida através de metodologias de ensino interrogativas que promovem igualmente o diálogo e debate entre estudantes. A metodologia ativa encontra-se refletida no desenvolvimento de exercícios de aplicação, possibilitando a aquisição dos conhecimentos básicos inerentes à utilização de diferentes metodologias científicas em Psicologia. A metodologia hibrida está presente no recurso ao moodle para a distribuição de materiais, bem como a promoção de tarefas de pesquisa online que se constituem como atividades em que a tecnologia é utilizada na aquisição de conhecimentos. Além disso, estão planeadas atividades de tutoria à realização do trabalho de avaliação dos estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Howitt, D., & Cramer, D. (2017). Research methods in psychology (5.ª ed.). Harlow: Pearson. Stanovich, K. E. (2018). How to think straight about psychology (11.ª ed.). Harlow: Pearson.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não