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Apresentação
Apresentação
Esta UC visa estudar os processos cognitivos relacionados com o processamento de informação nas diferentres modalidades percetivas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT35-24971
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Perceção: Fundamentos conceptuais 1.1. Sensação e perceção: conceitos e interação 1.2. Modalidades percetivas: principais características e funcionamento 1.3. Modelos conceptuais: Gestalt, abordagens do processamento da informação e propostas construtivistas 2. Atenção: Fundamentos conceptuais 2.1. Definições e taxonomias 2.2. Principais modelos teóricos: teorias de filtro, processamento automático e controlado e modelos de capacidade. Interações com a sensação, perceção e influência da emoção 3. Métodos de investigação em Perceção e Atenção 3.1. Modelos comportamentais 3.2. Modelos laboratoriais: paradigmas experimentais, técnicas psicofisiológicas e de neuroimagem 4. Aplicações do estudo da Perceção e Atenção 4.1. Diferenças individuais 4.2. Comportamento e aprendizagem
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos da UC centram-se na promoção do conhecimento dos fundamentos conceptuais da atenção e perceção numa perspetiva de interação e complementaridade entre si, tais como: OA1. Dotar os estudantes de aptidões que lhes permitam descrever os principais modelos teóricos relativos às funções de perceção e atenção; OA2. Fornecer conhecimento e competências ao nível do treino prático e laboratorial com programas de apresentação de estímulos (e.g., Psychopy) que promovam o domínio das metodologias de investigação e dos principais paradigmas experimentais no estudo da perceção e atenção; OA3. Desenvolver e consolidar os conhecimentos das aplicações da investigação em perceção e atenção no estudo e compreensão das diferenças individuais; OA4. Estimular o pensamento crítico, promovendo a interligação de conhecimentos com outras unidades curriculares.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Engloba duas componentes, teórica e prática, que se encontram emparelhadas em termos dos conteúdos programáticos abordados. A primeira é de carácter expositivo com recurso a material audiovisual. A vertente prática laboratorial está focada na realização de trabalhos com implementação dos paradigmas comportamentais e experimentais, atividades de pesquisa orientada, discussão de artigos científicos e redação de relatórios de trabalhos empíricos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Eysenck, M.W. & Keane, M.T. (2015). Cognitive Psychology: A Student's Handbook (7th Edition). NY: Psychology Press. Harris, J. (2014). Sensation and Perception. London: Sage Publications. Posner, M.I. (2012). Cognitive Neuroscience of Attention. Oxford: Oxford University Press. Schiffman, H.R. (2005). Sensação e Perceção (Edição Brasileira). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, S.A.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não