-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular visa estudar os processos cognitivos relacionados com o processamento de informação nas diferentes modalidades percetivas. Aborda os fundamentos conceptuais da atenção e perceção, explorando como estes processos interagem e se complementam para a construção da nossa experiência do mundo. Adicionalmente, fornece as bases essenciais para a compreensão de como os seres humanos adquirem, interpretam e reagem à informação do ambiente, servindo de alicerce para unidades curriculares futuras.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-24971
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Perceção: Fundamentos conceptuais Sensação e perceção: conceitos e interação Modalidades percetivas: principais características e funcionamento Modelos conceptuais: Gestalt, abordagens do processamento da informação e propostas construtivistas Percepção no ambiente digital A Psicofísica e a Teoria de Deteção do Sinal 2. Atenção: Fundamentos conceptuais Definições e taxonomias Atenção no ambiente digital Principais modelos teóricos: teorias de filtro, processamento automático e controlado e modelos de capacidade. Interações com a sensação, perceção e influência da emoção 3. Métodos de investigação em Perceção e Atenção Medidas e modelos comportamentais Modelos laboratoriais: paradigmas experimentais, técnicas psicofisiológicas e de neuroimagem 4. Aplicações do estudo da Perceção e da Atenção Diferenças individuais Comportamento e aprendizagem
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos da UC centram-se na promoção do conhecimento dos fundamentos conceptuais da atenção e perceção numa perspetiva de interação e complementaridade entre si, tais como: OA1. Diferenciar os conceitos de sensação e perceção, interação no processamento da informação e as características das modalidades percetivas. OA2. Desenvolver a capacidade de descrever os principais modelos teóricos da perceção e atenção. OA3. Desenvolver competências práticas e laboratoriais em investigação de perceção e atenção, utilizando programas como o PsychoPy para aplicar metodologias e paradigmas experimentais. OA4. Desenvolver e consolidar os conhecimentos das aplicações da investigação em perceção e atenção no estudo e compreensão das diferenças individuais. OA5. Estimular o pensamento crítico, promovendo a interligação de conhecimentos com outras unidades curriculares. OA6. Avaliar as implicações desta área para a compreensão das diferenças individuais, comportamento e aprendizagem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Engloba duas componentes, teórica e prática, que se encontram emparelhadas em termos dos conteúdos programáticos. a metodologia de ensino é predominantemente expositiva, com recurso a PowerPoints, e complementada por recursos multimédia, como vídeos e exemplos práticos, ilustrativos dos conceitos, favorencendo a aprendizagem e motivação. Promove-se a participação ativa dos estudantes através de metodologias interrogativas, incentivando o diálogo, especialmente na componente prática. A metodologia ativa encontra-se refletida no envolvimento direto dos estudantes em projetos de investigação no âmbito do HEI-Lab, assim como na recolha e análise de dados realizada pelos alunos. A vertente prática laboratorial inclui a aplicação de paradigmas comportamentais e experimentais, atividades de pesquisa orientada, discussão de artigos científicos e redação de relatórios de trabalhos empíricos e/ou artigos, importantes para a introdução ao nível de metodologias de investigação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Eysenck, M.W. & Keane, M.T. (2015). Cognitive Psychology: A Student's Handbook (7th Edition). NY: Psychology Press. Harris, J. (2014). Sensation and Perception. London: Sage Publications. Posner, M.I. (2012). Cognitive Neuroscience of Attention. Oxford: Oxford University Press. Schiffman, H.R. (2005). Sensação e Perceção (Edição Brasileira). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, S.A.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não