-
Apresentação
Apresentação
Nesta unidade curricular (UC) pretende-se dar as bases biológicas diretamente envolvidas no comportamento, para que os estudantes entendam a sua relevância e aplicabilidade nos estudos de psicologia. Para tal serão dadas noções básicas de biologia celular e genética, para melhor analisar e compreender as bases da neurofisiologia e neurociências. Além disso, serão dadas as bases para analisar as interações no comportamento, ao nível do corpo humano, onde serão abordados em maior detalhe os sistemas nervoso e endócrino, com foco nas particularidades subjacentes ao funcionamento das células neuronais e mecanismos de transmissão sináptica. Todos os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva evolucionista, o que permitirá aos estudantes integrar melhor futuros conhecimentos nas áreas da etologia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-24972
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Unidade 1: Bases Biológicas do Comportamento (Introdução) Conceitos básicos sobre evolução e seleção natural Inato versus Adquirido O sistema nervoso O sistema endócrino Unidade 2: A célula - Unidade Básica de Vida Organização estrutural e funcional da célula eucariota Membranas biológicas e transferência de substâncias entre a célula e o meio Estrutura e função dos neurónios e células glia Atividade neuronal, sinapses e neurotransmissores Unidade 3: Biologia Molecular e Genética DNA, RNA e síntese proteica Ciclo celular: meiose e mitose Mecanismos de transmissão hereditária: genótipo, fenótipo Genética mendeliana Doenças genéticas humanas: implicações na área da psicologia. Epigenética
-
Objetivos
Objetivos
Nesta UC ao dotar os estudantes com conhecimentos básicos de biologia e genética, pretende-se que estes possam compreender os processos psicológicos e que, em simultâneo, reflitam de forma crítica e informada, sobre questões importantes para a humanidade, como são as da bioética. Pretende-se, ainda, que os estudantes adquiram e sistematizem conhecimento sobre a organização estrutural e molecular da célula, bem como os mecanismos subjacentes ao seu normal funcionamento, com particular foco no sistema nervoso. Será igualmente relevante a aquisição de conceitos básicos de genética, com particular foco na hereditariedade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Pretende-se que as aulas sejam o mais interativas possível pelo que o docente coloca as questões essenciais a que se pretende dar resposta e procura a colaboração dos estudantes. As aulas serão teóricas e teórico-práticas, com uma modalidade de avaliação mista. Nas aulas teórico-práticas, de presença obrigatória, reforçam-se os conteúdos abordados nas aulas teóricas com observações experimentais e análise de casos práticos, consolidando-os com a realização de diferentes atividades.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Azevedo, C. & Sunkel, C.E. (2012). Biologia Celular e Molecular, 5ª ed. Lidel, Lisboa. Brandão, M. L. (2004). As bases biológicas do comportamento: introdução à neurociência. Editora Pedagógica e Universitária, São Paulo. Gilbert, S. F. & Barresi, M. J. F. (2016). Developmental Biology, 10th ed. Sinauer Associates, Inc., Massachusetts.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não