filmeu

Disciplina Fundamentos Biológicos do Comportamento

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta unidade curricular (UC) pretende-se dar as bases biológicas diretamente envolvidas no comportamento, para que os estudantes entendam a sua relevância e aplicabilidade nos estudos de psicologia. Para tal serão dadas noções básicas de biologia celular e genética, para melhor analisar e compreender as bases da neurofisiologia e neurociências. Além disso, serão dadas as bases para analisar as interações no comportamento, ao nível do corpo humano, onde serão abordados em maior detalhe os sistemas nervoso e endócrino, com foco nas particularidades subjacentes ao funcionamento das células neuronais e mecanismos de transmissão sináptica. Todos os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva evolucionista, o que permitirá aos estudantes integrar melhor futuros conhecimentos nas áreas da etologia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Unidade 1: Bases Biológicas do Comportamento (Introdução) Conceitos básicos sobre evolução e seleção natural Inato versus Adquirido O sistema nervoso O sistema endócrino Unidade 2: A célula - Unidade Básica de Vida Organização estrutural e funcional da célula eucariota Membranas biológicas e transferência de substâncias entre a célula e o meio Estrutura e função dos neurónios e células glia Atividade neuronal, sinapses e neurotransmissores Unidade 3: Biologia Molecular e Genética DNA, RNA e síntese proteica Ciclo celular: meiose e mitose Mecanismos de transmissão hereditária: genótipo, fenótipo Genética mendeliana Doenças genéticas humanas: implicações na área da psicologia. Epigenética
  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta UC ao dotar os estudantes com conhecimentos básicos de biologia e genética, pretende-se que estes possam compreender os processos psicológicos e que, em simultâneo, reflitam de forma crítica e informada, sobre questões importantes para a humanidade, como são as da bioética. Pretende-se, ainda, que os estudantes adquiram e sistematizem conhecimento sobre a organização estrutural e molecular da célula, bem como os mecanismos subjacentes ao seu normal funcionamento, com particular foco no sistema nervoso. Será igualmente relevante a aquisição de conceitos básicos de genética, com particular foco na hereditariedade.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Pretende-se que as aulas sejam o mais interativas possível pelo que o docente coloca as questões essenciais a que se pretende dar resposta e procura a colaboração dos estudantes. As aulas serão teóricas e teórico-práticas, com uma modalidade de avaliação mista. Nas aulas teórico-práticas, de presença obrigatória, reforçam-se os conteúdos abordados nas aulas teóricas com observações experimentais e análise de casos práticos, consolidando-os com a realização de diferentes atividades.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Azevedo, C. & Sunkel, C.E. (2012). Biologia Celular e Molecular, 5ª ed. Lidel, Lisboa. Brandão, M. L. (2004). As bases biológicas do comportamento: introdução à neurociência. Editora Pedagógica e Universitária, São Paulo. Gilbert, S. F. & Barresi, M. J. F. (2016). Developmental Biology, 10th ed. Sinauer Associates, Inc., Massachusetts.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios