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Disciplina Processos Cognitivos IV - Criatividade e Inteligência

  • Apresentação

    Apresentação

    Criatividade e Inteligência ajuda a compreender a forma como os indivíduos se desenvolvem nas dimensões Inteligência e Criatividade, vistas na sua abrangência, complexidade e interacção. Considerando a importância da adaptação selectiva aos diversos contextos de vida, pretende a UC alertar para uma visão mais compreensiva e eclética de inteligência, em que o sentido de eficiência e realização pessoal passa pela plasticidade e adequação das características próprias a certos papeis pessoais e profissionais. Pretende-se promover a visão de uma inteligência eficaz, ultrapassando a hegemonia da Inteligência analítica, indo ao encontro das inteligências criativa, prática e emocional. Assim, a visão compreensiva de inteligência emerge como útil aos psicólogos clínico, educacional, social ou organizacional que podem intervir no sentido de cada indivíduo poder realizar o seu máximo potencial, na adequação das características próprias dos seus contextos de vida.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução 1.1. Mitos e teorias implícitas da criatividade e inteligência 1.2. Definições, visões históricas e epistemológicas 2. Modelos e perspectivas teóricas 2.1.Criatividade 2.1.1. Modelo dos 4 P's 2.1.2. Modelos da confluência 2.2.Inteligência 2.2.1. Abordagens psicométricass 2.2.2. Abordagens cognitivistas 2.2.3. Teoria piagetiana 2.2.4. Múltiplas inteligências 2.5. Inteligência emocional 3. Determinantes da criatividade e inteligência 3.1. Neurobiologia 3.2. Personalidade, motivação, estilos cognitivos e de criar 3.3. Emoções 3.4. Família, escola, organizações, social 4. Relação inteligência-criatividade 4.1. Dependência vs independência 4.2. Criatividade e modelos de sobredotação 5. Avaliação 5.1. Testes- avaliação do potencial criativo e inteligência 5.2. Escalas- estilos de criar e pensar; sinalização de aptidões 6. Debates actuais 6.1. Promoção 6.2. Psicopatologia, mindfulness, estados alterados consciência 6.3. Criatividade e inteligência artificiais  
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Identificar conceitos-chave associados à criatividade e inteligência 2. Desenvolver competências de análise crítica sobre  sobre as próprias teorias implícitas 3. Distinguir diferentes perspetivas históricas e epistemológicas e inferir sua influência nas concepções de iinteligência e criatividade 4. Discriminar diferentes processos cognitivos envolvidos no pensamento inteligente e criativo 5. Avaliar as diferentes posições teóricas e opções metodológicas no estudo da inteligência e criatividade 6. Diferenciar determinantes e correlatos da criatividade e inteligência e seu percurso desenvolvimentista 7. Defender a importância e desenvolvimento do pensamento criativo nos contextos reais de vida: familiar, escolar, organizacional e sociocultural 8. Discutir criticamente as (des)vantagens das metodologias de avaliação e promoção da criatividade 9. Demonstrar competências de observação do pensamento criativo 10. Formular hipóteses sobre desenvolvimento criativo pessoal
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: momentos expositivos seguidos do método interrogativo e dialética tese-antítese e síntese com base em vários s materiais de suporte, visionamento de vídeos, pesquisa bibliográfica, actividades figurativas, grelhas de observação das inteligências e do pensamento criativo, actividades de pequeno grupo em sala de aula (e.g. dinâmicas para representação de conteúdos e de exploração de insights pessoais, actividades de role-play), feedback pelo docente e pelos pares.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gardner, H. (1983). Frames of mind: The theory of multiple intelligences . Basic Books. ISBN 9780465024339 Ibérico Nogueira, S., Almeida, L., & Lima, T. S. (2017). TTT- Two Tracks of Thought: A structural model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP). Creative Research Journal, 29 (2), 206-211. Ibérico Nogueira, S., Almeida, L., Garce¿s, S., Pocinho, M., & Wechsler, S. (2015). The Style Troika Model (STM). A structural model of the thinking and creating styles scale. Journal of Creative Behavior, 0 (0), 1-19. Runco, M. A. (2007). Creativity: Theories and Themes: Research, Development, and Practice . Elsevier Academic Press. ISBN 9780126024005 Salovey, P., & Mayer, J. D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9 (3), 185-211. Sternberg, R. J. (2003). Wisdom, intelligence and creativity synthesized . Cambridge University Press. ISBN 9780521002714
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