filmeu

Disciplina Processos Cognitivos IV - Criatividade e Inteligência

  • Apresentação

    Apresentação

    Criatividade e Inteligência ajuda a compreender a forma como os indivíduos se desenvolvem nas dimensões Inteligência e Criatividade, vistas na sua abrangência, complexidade e interação. Considerando a importância da adaptação selectiva aos diversos contextos de vida, pretende a UC alertar para uma visão mais compreensiva e eclética de inteligência, em que o sentido de eficiência e realização pessoal passa pela plasticidade e adequação das característicaspróprias a certos papeis pessoais e profissionais. Pretende-se promover a visão de uma inteligência eficaz, ultrapassando a hegemonia da Inteligência analítica, indo ao encontro das inteligências criativa, prática e emocional. Assim, a visão compreensiva de inteligência emerge como útil aos psicólogos clínico, educacional, social ou organizacional que podem intervir no sentido de cada indivíduo poder realizar o seu máximo potencial, na adequação das características próprias dos seus contextos de vida.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Introdução 1.1.Mitos e teorias implícitas da criatividade e inteligência 1.2.Definições, visões históricas e epistemológicas 2.Modelos e perspectivas teóricas  2.1.Criatividade  2.1.1.Modelo dos 4 P’s  2.1.2.Modelos da confluência 2.2.Inteligência 2.2.1.Abordagens psicométricas 2.2.2.Abordagens cognitivistas 2.2.3.Teoria piagetiana 2.2.4.Múltiplas inteligências 2.2.5.Inteligência emocional 3.Determinantes da criatividade e inteligência 3.1.Neurobiologia 3.2.Personalidade, motivação, estilos cognitivos e de criar 3.3.Emoções 3.4.Família, escola, organizações, social  4.Relação inteligência-criatividade 4.1.Inteligência e criatividade: dependência vs independência 4.2.Criatividade nos modelos de sobredotação 5.Avaliação  5.1.Testes- avaliação do potencial criativo e inteligência 5.2.Escalas- estilos de criar e pensar; sinalização de aptidões 6.Debates actuais  6.1.Promoção da criatividade 6.2.Criatividade e psicopatologia, mindfulness, estados alterados de consciência 6.3.Criatividade e inteligência artificiais  
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Identificar conceitos-chave associados à criatividade e inteligência. 2. Desenvolver competências de análise crítica sobre as próprias teorias implícitas  3. Distinguir diferentes perspetivas históricas e epistemológicas e inferir sua influência nas concepções de inteligência e criatividade 4. Discriminar diferentes processos cognitivos envolvidos no pensamento inteligente e criativo 5. Avaliar as diferentes posições teóricas e opções metodológicas no estudo da inteligência e da criatividade 6. Diferenciar determinantes e correlatos da criatividade e inteligência, e seu percurso desenvolvimentista 7. Defender a importância e desenvolvimento do pensamento criativo nos contextos reais de vida: familiar, escolar, organizacional e sociocultural 8. Discutir criticamente as (des)vantagens das metodologias de avaliação e promoção da criatividade 9. Demonstrar competências de observação do pensamento criativo 10. Formular hipóteses sobre variáveis relevantes no desenvolvimento criativo pessoal
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: momentos expositivos seguidos do método interrogativo e dialética tese-antítese-síntese com base em vários materiais de suporte, visionamento de vídeos, pesquisa bibliográfica, actividades figurativas, grelhas de observação das inteligências e do pensamento criativo, actividades de pequeno grupo em sala de aula (e.g. dinâmicas para representação de conteúdos e de exploração de insights pessoais, actividades de role-play), feedback pelo docente e pelos pares.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gardner, H. (1983). Frames of mind: The theory of multiple intelligences. Basic Books. ISBN 9780465024339 Ibérico Nogueira, S., Almeida, L., & Lima, T. S. (2017). TTT- Two Tracks of Thought: A structural model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP). Creative Research Journal, 29(2), 206-211. Ibérico Nogueira, S., Almeida, L., Garcês, S., Pocinho, M., & Wechsler, S. (2015). The Style Troika Model (STM). A structural model of the thinking and creating styles scale. Journal of Creative Behavior, 0(0), 1-19. Runco, M. A. (2007). Creativity: Theories and Themes: Research, Development, and Practice. Elsevier Academic Press. ISBN 9780126024005 Salovey, P., & Mayer, J. D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9(3), 185-211. Sternberg, R. J. (2003). Wisdom, intelligence and creativity synthesized. Cambridge University Press. ISBN 9780521002714
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios