-
Apresentação
Apresentação
Criatividade e Inteligência ajuda a compreender a forma como os indivíduos se desenvolvem nas dimensões Inteligência e Criatividade, vistas na sua abrangência, complexidade e interação. Considerando a importância da adaptação selectiva aos diversos contextos de vida, pretende a UC alertar para uma visão mais compreensiva e eclética de inteligência, em que o sentido de eficiência e realização pessoal passa pela plasticidade e adequação das característicaspróprias a certos papeis pessoais e profissionais. Pretende-se promover a visão de uma inteligência eficaz, ultrapassando a hegemonia da Inteligência analítica, indo ao encontro das inteligências criativa, prática e emocional. Assim, a visão compreensiva de inteligência emerge como útil aos psicólogos clínico, educacional, social ou organizacional que podem intervir no sentido de cada indivíduo poder realizar o seu máximo potencial, na adequação das características próprias dos seus contextos de vida.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-24976
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Introdução 1.1.Mitos e teorias implícitas da criatividade e inteligência 1.2.Definições, visões históricas e epistemológicas 2.Modelos e perspectivas teóricas 2.1.Criatividade 2.1.1.Modelo dos 4 P’s 2.1.2.Modelos da confluência 2.2.Inteligência 2.2.1.Abordagens psicométricas 2.2.2.Abordagens cognitivistas 2.2.3.Teoria piagetiana 2.2.4.Múltiplas inteligências 2.2.5.Inteligência emocional 3.Determinantes da criatividade e inteligência 3.1.Neurobiologia 3.2.Personalidade, motivação, estilos cognitivos e de criar 3.3.Emoções 3.4.Família, escola, organizações, social 4.Relação inteligência-criatividade 4.1.Inteligência e criatividade: dependência vs independência 4.2.Criatividade nos modelos de sobredotação 5.Avaliação 5.1.Testes- avaliação do potencial criativo e inteligência 5.2.Escalas- estilos de criar e pensar; sinalização de aptidões 6.Debates actuais 6.1.Promoção da criatividade 6.2.Criatividade e psicopatologia, mindfulness, estados alterados de consciência 6.3.Criatividade e inteligência artificiais
-
Objetivos
Objetivos
1. Identificar conceitos-chave associados à criatividade e inteligência. 2. Desenvolver competências de análise crítica sobre as próprias teorias implícitas 3. Distinguir diferentes perspetivas históricas e epistemológicas e inferir sua influência nas concepções de inteligência e criatividade 4. Discriminar diferentes processos cognitivos envolvidos no pensamento inteligente e criativo 5. Avaliar as diferentes posições teóricas e opções metodológicas no estudo da inteligência e da criatividade 6. Diferenciar determinantes e correlatos da criatividade e inteligência, e seu percurso desenvolvimentista 7. Defender a importância e desenvolvimento do pensamento criativo nos contextos reais de vida: familiar, escolar, organizacional e sociocultural 8. Discutir criticamente as (des)vantagens das metodologias de avaliação e promoção da criatividade 9. Demonstrar competências de observação do pensamento criativo 10. Formular hipóteses sobre variáveis relevantes no desenvolvimento criativo pessoal
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: momentos expositivos seguidos do método interrogativo e dialética tese-antítese-síntese com base em vários materiais de suporte, visionamento de vídeos, pesquisa bibliográfica, actividades figurativas, grelhas de observação das inteligências e do pensamento criativo, actividades de pequeno grupo em sala de aula (e.g. dinâmicas para representação de conteúdos e de exploração de insights pessoais, actividades de role-play), feedback pelo docente e pelos pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gardner, H. (1983). Frames of mind: The theory of multiple intelligences. Basic Books. ISBN 9780465024339 Ibérico Nogueira, S., Almeida, L., & Lima, T. S. (2017). TTT- Two Tracks of Thought: A structural model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP). Creative Research Journal, 29(2), 206-211. Ibérico Nogueira, S., Almeida, L., Garcês, S., Pocinho, M., & Wechsler, S. (2015). The Style Troika Model (STM). A structural model of the thinking and creating styles scale. Journal of Creative Behavior, 0(0), 1-19. Runco, M. A. (2007). Creativity: Theories and Themes: Research, Development, and Practice. Elsevier Academic Press. ISBN 9780126024005 Salovey, P., & Mayer, J. D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9(3), 185-211. Sternberg, R. J. (2003). Wisdom, intelligence and creativity synthesized. Cambridge University Press. ISBN 9780521002714
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não