filmeu

Disciplina Laboratório de Investigação Experimental

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Laboratório de Investigação Experimental (LIE) é uma área de relevo na formação de futuros profissionais da psicologia porque promove diferentes competências académicas, a capacidade de pensar de formas alternativas (pensamento crítico) e de responder a questões levantadas pela prática profissional, em diversos domínios da Psicologia. Nesta UC os alunos terão a possibilidade de planear uma investigação. Pretende-se dotar os alunos de competências académicas e pró-sociais no exercício da sua futura profissão, com aplicações diretas. De igual forma, os conhecimentos adquiridos em LPE serão úteis nos segundos ciclos para interligação de outras UCs, incluindo, a realização das suas dissertações.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos A investigação experimental em Psicologia: 1.1 Psicologia experimental e o método científico; 1.2 Elaboração de hipóteses; 1.3 Tipos de hipóteses; 1.4 Método Experimental e o teste de hipóteses causais; 1.5 Estudos experimentais: manipular, controlar e comparar; Procedimentos e regras na prática experimental (Questões éticas e cuidados na investigação em psicologia experimental); Planeamento da investigação: 3.1 Das perguntas ás hipóteses e variáveis; 3.2 processo de amostragem e consentimento informado; 3.3 Tipos de design experimental; 3.4 Medidas de auto-relato, comportamentais, e fisiológicas; 3.5 Planeamento da análise estatistica de dados; Aplicação prática dos conceitos ao planeamento das várias etapas de um estudo experimental novo, feito em grupo, a partir de um tema de investigação experimental apresentado.
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo geral da UC é a promoção e treino de competências de investigação relevantes para a prática experimental em Psicologia, privilegiando o método científico. Os objetivos especificos são: Fazer uma contextualizão sobre a investigação científica em Psicologia, dando exemplos de estudos clássicos e atuais, aprimorando conhecimentos e competências adquiridas noutras Ucs (Objetivo 1); Permitir a compreensão da natureza específica da investigação experimental, enquanto área dedicada ao teste de hipóteses e manipulação e controlo de variáveis em contexto laboratorial ou controlado (Objetivo 2); Promover a capacidade de planificação, implementação, compreensão e interpretação de resultados de trabalhos de investigação experimental em Psicologia (Objetivo 3); Promover a autonomia e capacidade crítica no pensamento científico e no desenho de estudos experimentais (Objetivo 4);
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas têm um carácter prático, onde serão realizadas várias atividades (e.g., análise de artigos cientificos, planeamento de etapas da investigação, geração de perguntas e hipóteses, concepção de designs experimentais, visita ao laboratório de psicologia experimental do Hei-Lab). Os alunos poderão escolher entre avaliação continua que contempla um teste escrito (47,5%) e um trabalho de grupo que envolve o planeamento das várias etapas de uma investigação experimental e a sua apresentação oral (50%).A avaliação contiínua inclui ainda uma visita ao laboratório nde psicologia experimental(2,5%). A avaliação final consiste na realização de um exame (100%) que contempla todos os conteudos abordados.Como média final, o aluno deverá ter a classificação mínima de 10 valores para ser aprovado.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brough, P. (Ed.). (2019). Advanced Research Methods for Applied Psychology: Design, analysis and reporting.Routledge. Howitt, D., & Cramer, D. (2020). Research Methods in Psychology (6th ed.). Pearson. Ruane, J. M. (2005). Essentials of research methods: A guide to social science research. Blackwell Publishing.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios