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Apresentação
Apresentação
O contexto social e as circunstâncias económicas em que crescemos têm um impacto profundo na nossa identidade e comportamento. Esta disciplina tem como objetivo familiarizar os alunos com a psicologia das desigualdades sociais, com ênfase nos conceitos fundamentais da classe social. Será analisado como a classe social influencia o desenvolvimento humano, incluindo a saúde mental, e como as desigualdades no acesso a serviços e cultura moldam crenças e comportamentos. Serão discutidos temas como estigma, estereótipos e preconceitos associados ao baixo estatuto social, influenciados por relações de poder desiguais. Pretende-se desenvolver nos alunos uma consciência crítica essencial para a sua prática como psicólogos, destacando a importância da classe social numa abordagem culturalmente sensível, eficaz e inclusiva em relação aos contextos e experiências dos indivíduos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT35-26136
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Perspetiva sociológica e psicológica da classe social. CP2. Efeitos da classe social no desenvolvimento humano: desafios e consequências na infância e impactos na vida adulta. CP3. Impacto da classe social na saúde mental e bem-estar psicológico. CP4. Classe social em contexto terapêutico: estratégias e desafios na aplicação de práticas terapêuticas sensíveis à classe social CP5. Estratificação social, desigualdades e assimetrias de poder. CP6. Dinâmicas intergrupais associadas ao classismo: atribuições causais, estereótipos, preconceito, infrahumanização. CP7. Interseção entre classe social e outras dimensões de identidade: género, identidade de género, idade, etnia e deficiência. CP8. O papel da classe social na mudança social: ação coletiva, desafios e estratégias de grupos de diferentes classes sociais. CP9. Classe social na investigação: medidas objetivas e subjetivas de classe social. CP10. Papel do psicólogo na promoção da mudança social e na redução das desigualdades sociais.
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Objetivos
Objetivos
OA1. Reconhecer a influência da classe social no desenvolvimento humano em diferentes fases da vida. OA2. Avaliar os desafios e estratégias para uma prática terapêutica sensível à classe social OA3. Identificar as estruturas de poder e desigualdades da estratificação social, e como influenciam oportunidades e vida quotidiana. OA4. Analisar as dinâmicas intergrupais associadas ao classismo (e.g., atribuições causais, preconceito) OA5. Compreender e explicar os efeitos complexos da intersecção entre a classe social e outras dimensões de identidade. OA6. Descrever o papel da classe social na formação de movimentos sociais e ativismo coletivo. OA7. Explorar métodos de medição objetiva e subjetiva da classe social em contextos de pesquisa. OA8. Refletir sobre o papel e responsabilidades éticas do psicólogo na promoção da mudança social. OA9. Desenvolver consciência crítica sobre a importância da classe social na prática psicológica inclusiva e culturalmente sensível.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Em termos de metodologia de ensino-aprendizagem, será utilizada uma combinação de métodos mais tradicionais, com aulas expositivas sobre teorias recentes da psicologia social da classe social, juntamente com abordagens mais inovadoras, como debates, role-plays, visionamento de filmes-documentários, desenvolvimento de campanhas de sensibilização, entre outros. Mais concretamente, nas aulas teórico-práticas será utilizado o método expositivo e interrogativo, sendo utilizados excertos de filmes, documentários e talks para complementar a matéria apresentada e discutida. Nas aulas práticas-laboratoriais é utilizada metodologia ativa e demonstrativa, sendo realizadas dinâmicas relativas aos conteúdos práticos e apoio ao trabalho de grupo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Andersen & Collins (2023). Race, class, and gender: Intersections and inequalities (11th Ed.). Cengage Diemer, M.A., Mistry, R., Wadsworth, M.E., Lo¿pez, I. & Reimers, F. (2013). Best practices in conceptualizing and measuring social class in psychological research. Analyses of Social Issues and Public Policy, 13(1), 77-113 Durante, Tablante & Fiske (2017). Poor but warm, rich but cold (and competent): Social classes in the stereotype content model. Journal of Social Issues, 73(1), 138–157 Jetten, J., & Peters, K. (2019). The social psychology of inequality. Springer Kraus, M. W., & Stephens, N. M. (2012). A road map for an emerging psychology of social class. Social and Personality Psychology Compass, 6(9), 642-656 Liu, W. M. (Ed.). (2013). The Oxford handbook of social class in counseling. Oxford University Press Manstead, A. S. (2018). The psychology of social class: How socioeconomic status impacts thought, feelings, and behaviour. British Journal of Social Psychology, 57(2), 267-291
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não