-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Psicologia Clínica e da Saúde permite fazer uma abordagem aos principais modelos e contextos de intervenção quer em Psicologia Clínica quer em Psicologia da Saúde, permitindo aos estudantes, numa fase final do ciclo de estudos, familiarizar-se com os possíveis contextos de atuação nesta área específica da psicologia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-7074
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Psicologia Clínica 1.1. Definição 1.2. Prática baseada na evidência empírica 1.3. Principais modelos teóricos em Psicologia Clínica: Abordagem dinâmica; Cognitivo-Comportamentais; Sistemica; Humanista e Integrativa 1.4. Componentes fundamentais: 1.4.1. Avaliação e entrevista clínica; Intervenção 1.4.2. Contextos de aplicação 2. Psicologia da Saúde 2.1. Definição 2.2. Contextos de aplicação 2.3. Modelos em Saúde: biomédico, biopsicossocial e holístico 2.3. Competência e prática profissional 2.4. Contextos de atuação (Hospitais, USF, IPSS, unidades especializadas, prevenção)
-
Objetivos
Objetivos
Os objectivos da UC têm relação directa com as competências e aptidões a desenvolver pelos estudantes, nomeadamente: OA1 - Conhecer o âmbito, fundamentos teóricos e competências em Psicologia Clínica; OA2 - Compreender e analisar os principais modelos teóricos, bem como os processos que orientam a intervenção em Psicologia Clínica. OA3 - Escolher diferentes modelos de acordo com contextos específicos de actuação da Psicologia Clínica. OA4 - Caracterizar os principais modelos teóricos utilizados em Psicologia da Saúde; OA5 - Aplicar os princípios de atuação da Psicologia da Saúde a contextos específicos; OA6 - Analisar o modelo biopsicossocial e principais conceitos associados à Psicologia da Saúde; OA7 - Aplicar a diferentes contextos as abordagens de prevenção da doença e promoção da saúde, noção de estilos de vida, qualidade de vida, bem-estar e comportamentos para a saúde.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São diversas as metodologias de ensino utilizadas nesta Unidade Curricular. Dado o carater desta UC, a metodologia de ensino para a apresentação dos conteúdos é expositiva suportada pela utilização de diapositivos. A participação dos estudantes nas aulas é promovida através de metodologias de ensino interrogativas que promovem igualmente o diálogo e debate entre estudantes. A metodologia ativa encontra-se refletida no desenvolvimento de exercícios de aplicação, possibilitando a aquisição dos conhecimentos básicos inerentes à Psicologia Clínica e da Saúde. A metodologia híbrida está presente no recurso ao moodle para a distribuição de materiais, bem como a promoção de tarefas de pesquisa online que se constituem como atividades em que a tecnologia é utilizada na aquisição de conhecimentos. Além disso, estão planeadas atividades de tutoria para a realização do trabalho de avaliação dos estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association - APA (2004). Handbook of clinical and health psychology. Washington: APA. Barlow, D.H. (Ed.) (2011). The Oxford Handbook of Clinical Psychology: Updated Edition. N.Y.: Oxford University Press. Baum, A.; Revenson, T.A. & Singer, J. (2012). Handbook of Health Psychology: Second Edition. Taylor and Francis Group. New York. Bennett, P. (2002). Introdução Clinica a Psicologia da Saude. Manuais Universitérios. Lisboa. Climepsi.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não