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Apresentação
Apresentação
Pretende-se que os estudantes estejam aptos a identificar o domínio específico e aplicado da psicologia do trabalho e das organizações no âmbito da psicologia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT35-7075
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Trabalho e contextos organizacionais de trabalho Evolução do trabalho ao longo do tempo: da Revolução Industrial ao séc. XXI Transição para novos modelos de trabalho Conceito e abordagens de organização Estrutura e Cultura organizacional 2. A organização no seu contexto Cultura organizacional Mudança e inovação Responsabilidade social das organizações Contextos de aplicação ( e.g. diagnóstico organizacional, formação, programas de responsabilidade social) 3. O indivíduo nas equipas e na organização Motivação e satisfação no trabalho Stresse e bem-estar Compromisso, identificação e engagement Equipas de trabalho: comunicação, coesão e liderança Contextos de aplicação ( e.g. selecção de recursos humanos, avaliação de desempenho e planeamento de carreira)
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Objetivos
Objetivos
A UC deve permitir aos estudantes a identificação e diferenciação dos diferentes métodos, conceitos e teorias que explicam o comportamento do indivíduo e dos grupos em contexto organizacional, bem como a caracterização do comportamento dos diferentes actores organizacionais considerando os níveis de análise individual, grupal e organizacional. No final do semestre, os alunos devem estar aptos a: Compreender a evolução do trabalho enquanto fonte de desenvolvimento pessoal e de produção; Conhecer os modelos organizacionais e sua evolução, ao longo dos tempos, situando a sua abordagem actual; Conhecer os processos psicossociais relacionados com o trabalho e as organizações; Identificar os principais contextos de aplicação da psicologia do trabalho e das organizações.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
UC organiza-se em aulas teóricas e prática laboratorial. As aulas teóricas são planeadas de forma a que a exposição dos conteúdos programáticos seja complementada por discussão da aplicação dos conteúdos à realidade organizacional. As aulas de prática laboratorial contemplam a) análise e discussão de casos representativos dos conteúdos programáticos, e b) orientação, análise e apresentação de um estudo empírico.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Anderson, N., Ones, D. S., Sinangil, H. K., & Viswesvaran, C. (2001). Handbook of industrial, work and organizational psychology (vol.2). London: Sage Publications . Cooper, C. L. & Barling, J. (Eds.) (2008). The SAGE handbook of organizational behavior . London, UK: SAGE Publications. Ferreira, J. M., Neves, J. G., & Caetano, A. (Eds.) (2011). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: Escolar Editora. Furnham, A. ( 2005). The psychology of behaviour at work. The individual in the organisation. (2 ed.). London: Psychology Press. Pina e Cunha, M., Cabral-Cardoso, C., Campos e Cunha, R. & Rego, A. (2006). Manual de comportamento organizacional e gestão (6ª ed.). Lisboa: Editora RH.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não