filmeu

Disciplina Psicologia do Trabalho e das Organizações

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se que os estudantes estejam aptos a identificar o domínio específico e aplicado da psicologia do trabalho e das organizações no âmbito da psicologia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Trabalho e contextos organizacionais de trabalho Evolução do trabalho ao longo do tempo: da Revolução Industrial ao séc. XXI Transição para novos modelos de trabalho Conceito e abordagens de organização Estrutura e Cultura organizacional   2. A organização no seu contexto Cultura organizacional Mudança e inovação Responsabilidade social das organizações Contextos de aplicação ( e.g. diagnóstico organizacional, formação, programas de responsabilidade social)    3. O indivíduo nas equipas e na organização Motivação e satisfação no trabalho Stresse e bem-estar Compromisso, identificação e engagement Equipas de trabalho: comunicação, coesão e liderança Contextos de aplicação ( e.g. selecção de recursos humanos, avaliação de desempenho e planeamento de carreira)
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC deve permitir aos estudantes a identificação e diferenciação dos diferentes métodos, conceitos e teorias que explicam o comportamento do indivíduo e dos grupos em contexto organizacional, bem como a caracterização do comportamento dos diferentes actores organizacionais considerando os níveis de análise individual, grupal e organizacional.   No final do semestre, os alunos devem estar aptos a: Compreender a evolução do trabalho enquanto fonte de desenvolvimento pessoal e de produção; Conhecer os modelos organizacionais e sua evolução, ao longo dos tempos, situando a sua abordagem actual; Conhecer os processos psicossociais relacionados com o trabalho e as organizações; Identificar os principais contextos de aplicação da psicologia do trabalho e das organizações.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    UC organiza-se em aulas teóricas e prática laboratorial. As aulas teóricas são planeadas de forma a que a exposição dos conteúdos programáticos seja complementada por discussão da aplicação dos conteúdos à realidade organizacional. As aulas de prática laboratorial contemplam a) análise e discussão de casos representativos dos conteúdos programáticos, e b) orientação, análise e apresentação de um estudo empírico.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Anderson, N., Ones, D. S., Sinangil, H. K., & Viswesvaran, C. (2001). Handbook of industrial, work and organizational psychology (vol.2). London: Sage Publications .   Cooper, C. L. & Barling, J. (Eds.) (2008). The SAGE handbook of organizational behavior . London, UK: SAGE Publications.   Ferreira, J. M., Neves, J. G., & Caetano, A. (Eds.) (2011). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: Escolar Editora. Furnham, A. ( 2005). The psychology of behaviour at work. The individual in the organisation. (2 ed.). London: Psychology Press.   Pina e Cunha, M., Cabral-Cardoso, C., Campos e Cunha, R. & Rego, A. (2006). Manual de comportamento organizacional e gestão (6ª ed.). Lisboa: Editora RH.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios