-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como missão que os estudantes adquiram conhecimentos no domínio da Psicologia da Educação. São apresentados modelos teóricos, metodologias de investigação e de intervenção e campos de atuação do psicólogo educacional. Trata-se de uma UC essencial no 1ºCiclo de formação em Psicologia, uma vez que permite aos estudantes a apresentação deste domínio específico das ciências psicológicas, que poderá ser aprofundado em ciclos de estudo posteriores.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-7210
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Definição da Psicologia da Educação: Definição, especificidades e evolução histórica As funções do Psicólogo Educacional em diferentes contextos educativos Enquadramento Concetual da Psicologia da Educação Investigação e intervenção em contextos educacionais Metodologias de investigação e intervenção Formação a agentes educativos Psicologia vocacional e de desenvolvimento de carreira, ambientes favoráveis à aprendizagem e prevenção de conflitos escolares. A autorregulação da aprendizagem – Um referencial teórico de formação, avaliação e intervenção: Modelos teóricos - fases, processos e dimensões (cognitiva, motivacional, comportamental) Avaliação e intervenção em contextos específicos (e.g., resolução de problemas, escrita, ambientes tecnológicos)
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Reconhecer a relevância e definir o domínio da Psicologia da Educação OA2. Descrever e comparar teorias e modelos teóricos, assim como metodologias de investigação no âmbito da Psicologia da Educação OA3. Identificar diferentes contextos educativos e áreas de atuação do Psicólogo Educacional OA4. Analisar e formular projetos de formação e intervenção, no âmbito dos processos de ensino e de aprendizagem, discutindo as suas implicações em contextos educacionais, ao longo do ciclo de vida OA5. Desenvolver competências de reflexão crítica da literatura e uma atitude científica sobre os fenómenos psicológicos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. OA6. Desenvolver competências interpessoais associadas ao trabalho em equipa, autorregulação da aprendizagem, comunicação oral e dinamização de grupos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular compreende aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas incluem as momentos expositivos e discussões participadas. A exposição de conteúdos programáticos será complementada por métodos de tutoria de pesquisa e análise crítica de literatura empírica e de debate dos temas analisados. As aulas práticas implicam as seguintes metodologias: visualização de excertos de filmes e/ou documentários; análise de estudos de caso; preparação e treino de metodologias de formação, feedback do docente, apresentações orais do trabalho de grupo, atividades de discussão e feedback de entre pares. Adicionalmente, os alunos são convidados a realizar uma reflexão crítica sobre as competências que ganharam na UC, incluindo a autoavaliação da sua aprendizagem, envolvimento nas tarefas e desempenho.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Duchesne, S., McMaugh, A., & Mackenzie, E. (2022). Educational psychology for learning and teaching. (7th ed.) Cengage Learning Australia. Merrel, K.W., Ervin, R.A., & Peacock, G.G. (2012). School psychology for the 21st century: Foundations and practices (2nd ed). New York: The Guilford Press. Nilson, L. B. (2013). Creating self-regulated learners: Strategies for strengthening students’ self-awareness and learning skills. Sterling, VA: Stylus. Santrock, J. W. (2020). Educational psychology (2nd ed.). New York: McGraw-Hill. Seli, H. (2019). Motivation and Learning Strategies for College Success A Focus on Self-Regulated Learning (6th ed.). New York: Routledge . Slavin, Robert E (2017). Educational Psychology: Theory and Practice (12th ed). New York: Pearson. Veiga, F. (Org.). (2013). Psicologia da Educação: teoria, investigação e aplicação. Envolvimento dos alunos na escola. Lisboa: Climepsi. Woolfolk, A. (2020). Educational Psychology. (14th ed.). New York: Pearson.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não