filmeu

Disciplina Cultura Visual

  • Apresentação

    Apresentação

    U.C. que oferece aos estudantes de Psicologia a oportunidade de investigar as complexas relações entre a imagem, o conhecimento e a experiência humana. Das afeções suscitadas no maravilhamento das imagens ao psiquismo das formas, passando pelas mutações dos media que as operam, nesta U.C. visitamos as imagens para analisar a Cultura.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Cultura Visual. 1.1. A cultura visual como problema e a sua natureza epistemológica. 1.2. Questões gerais de Hermenêutica Visual. 1.3. Breve História das Imagens.   2. Regimes ópticos modernos. 2.1. Reprodutibilidade e multiplicação: a explosão das imagens. 2.2. Do inconsciente óptico à Cultura Visual da Ciência. 2.3. A modernidade e o problema do observador: o campo disciplinar da visão.   3. Sob o encantamento das imagens. 3.1. Teorias do Espanto. 3.2. O Inquietante (Unheimliche) tecnológico. 3.3. O Informe: psicanálise da abjeção.   4. A economia política das imagens 4.1. Os efeitos políticos da Montagem e a instabilidade metamórfica das imagens. 4.2. As Imagens do desejo: véu,  voyeurismo, fetichismo e a ausência. 4.3. Dos simulacros aos algoritmos: virtual, digital, e os geradores de imagens I.A.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1 - traçar os processo de hipervisualização que circundam e envolvem a totalidade do real; OA2 - rever a lógica de evolução de máquinas e dispositivos ópticos e a sua convergência digital; OA3 - descobrir o investimento no emparelhamento da percepção pela ciência e técnica. OA4 - identificar os procedimentos de captura e domesticação da visão, nomeadamente da dialéctica entre atenção e distração, e das afeções suscitadas pelas imagens. OA5 - verificar a forma de interromper e reafectar os processos de controlo da visão. OA6 - conceber um arquivo de imagens mentais que permitam o entendimento de categorias como sujeito/objeto (e abjeto), familiar/inquietante estranheza, humano/técnico, cultura/ciência.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

      UC teórico-prática, de cariz expositivo mas em que se fomenta o debate de ideias em aula, com recurso predominante de materiais visuais como casos de estudo (cinema, arte, fotografia, medicina, ciber-cultura) e da sua problematização teórica. Todos os conteúdos são divulgados no moodle no início do semestre para permitir uma aprendizagem contínua.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bataille, G. (2015). O nascimento da arte. Sistema Solar. (pub. original 1955) Benjamin, W. (2006). A obra de arte na época da sua possibilidade de reprodução técnica. In A modernidade (J. Barrento, Trad.). Assírio & Alvim. (pub. original 1936-1939) Berger, J. (2018). Modos de ver. Antígona. (pub. original 1972) Bragança de Miranda, J. (2008). As imagens no início. In Corpo e imagem. Vega Bragança de Miranda, J. (2023). Constelações: Ensaios sobre cultura e técnica na contemporaneidade. Sistema Solar Crary, J. (1988). Techniques of the observer. October, 45, 3-35. Freud, S. (2019). O infamiliar [das Unheimliche]. In Obras incompletas de Sigmund Freud (pp. 40-71). Autêntica. (pub. original 1919) Kristeva, J. (1982). Powers of horror: An essay on abjection. Columbia University Press. (pub. original 1980) Onians, J. 1994. “I wonder: Short History of Amazement”. In Sight and Insight: Essays on Art and Culture in Honor of E. H. Gombrich. London: Phaidon.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios