-
Apresentação
Apresentação
A Psicologia do Desenvolvimento I ajuda a compreender a forma como os indivíduos, em particular, desde a concepção até à adolescência, crescem, se desenvolvem e se adaptam selectivamente aos diversos contextos de vida. A psicologia do desenvolvimento atribui toda a importância à especialização selectiva, plasticidade e poder de intervenção em qualquer indivíduo, assumindo, o desenvolvimento humano, a sua multidireccionalidade e multidimensionalidade. Assim, a Psicologia do Desenvolvimento I emerge como útil aos psicólogos que, reconhecendo a simultaneidade dos processos de crescimento e de declínio, podem compreender e explicar os padrões de comportamento e desenvolvimento do indivíduo, podendo intervir para o desenvolvimento do seu máximo potencial, nas dimensões física, cognitiva, social, moral, emocional ou pessoal.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-8474
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Desenvolvimento humano a. Conceitos, perspetivas históricas, epistemológicas e teorias psicológicas b. Metodologias e métodos de investigação no estudo do desenvolvimento 2. Contextos do desenvolvimento a. Abordagem dos contextos gerais de desenvolvimento b. Debate interacção nature-nurture no desenvolvimento 3. Desenvolvimento pré-natal e neonatal a. Estádios de desenvolvimento pré-natal b. Tarefas de desenvolvimento da gravidez c. Competências do recém-nascido 4. Os dois primeiros anos de vida e idade pré-escolar a. Vinculação b. Práticas parentais c. Desenvolvimento físico, sensorial, motor, cognitivo, sócio emocional 5. Idade escolar a. Desenvolvimento físico, cognitivo, moral e social b. Desenvolvimento identitário, imagem corporal, autoconceito c. Desenvolvimento no contexto familiar e de pares 6. Adolescência a. Desenvolvimento físico, cognitivo, moral e social b. Desenvolvimento identitário, imagem corporal, autoconceito c. Desenvolvimento no contexto familiar e de pares
-
Objetivos
Objetivos
1. Identificar e descrever os princípios e conceitos-chave da PD, numa perspectiva desenvolvimental 2. Comparar as diferentes perspetivas teóricas e aplicá-las na explicação do desenvolvimento desde a conceção até à adolescência 3. Distinguir diferentes perspetivas históricas e epistemológicas e inferir a sua influência nas teorias da PD 4. Descrever marcos, tarefas e processos de desenvolvimento físico, cognitivo, emocional, moral e social, da concepção à adolescência 5. Relacionar o percurso de desenvolvimento humano com os diversos contextos onde ocorre 6. Discriminar e avaliar diferentes abordagens à dicotomia nature-nurture 7. Discutir criticamente as (des)vantagens de diferentes designs metodológicos de investigação em PD 8. Identificar e desenvolver princípios gerais de observação do desenvolvimento 9. Demonstrar competências de observação do desenvolvimento de crianças e adolescentes 10. Formular hipóteses sobre variáveis relevantes no processo de desenvolvimento pessoal
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: momentos expositivos seguidos do método interrogativo e dialética tese-antítese-síntese com base em vários materiais de suporte, visionamento de vídeos, pesquisa bibliográfica, actividades de pequeno grupo em sala de aula (e.g. dinâmicas para representação de conteúdos e de exploração de insights pessoais, actividades de role-play), grelhas de observação do desenvolvimento, feedback pelo docente e pelos pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Berk, L. (2017). Child Development. Boston: Pearson. Jongenelen, I., Carvalho, M., Mendes, T., & Soares, I. (2007). Vinculação na adolescência. In I. Soares (Ed.), Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento: teoria e avaliação (pp. 99-120). Braga: Psiquilibrios Edições. Lansford, J., & Banati, P. (2018). Handbook of adolescent development research and its impact on global policy. NY: Oxford University Press. Lerner, R., & Steinberg, L. (Eds.). (2009). Handbook of adolescent psychology: Individual bases of adolescent development (Vol. 1) (2nd ed.). New Jersey: John Wiley & Sons. Papalia, D. E., Olds, S. W., & Feldman, R. D. (2001). O mundo da criança. Lisboa: McGraw-Hill. Piaget, J., & Inhelder, B. (1997). A psicologia da criança. Porto: Asa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não