-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como missão que os estudantes adquiram conhecimentos no domínio da Psicologia da Psicologia do Desenvolvimento, no que respeita às etapas do desenvolvimento do adulto e do idoso. Serão apresentados modelos teóricos, metodologias de investigação e especificidades dos processos de desenvolvimento humano nestas faixas etárias. Trata-se de uma UC essencial no primeiro ciclo de formação em Psicologia, uma vez que permite aos estudantes complementar o seu conhecimento sobre o desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida, o que se articula com outras áreas da psicologia, nomeadamente os domínios clínico, educacional e social, e que poderá ser aprofundado em ciclos de estudo posteriores.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-9394
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1: Perspectiva desenvolvimental de ciclo de vida: princípios, fundamentos e proposições. 2: Principais modelos teóricos de desenvolvimento de ciclo de vida e estratégias de investigação. 2.1. A perspetiva Life-Span 2.2. Considerações Metodológicas para o estudo do desenvolvimento do adulto e do idoso 3: Desenvolvimento e principais tarefas na vida adulta: 3.1 Desenvolvimento na idade jovem (adulto emergente e jovem adulto) 3.2 Desenvolvimento na idade adulta (adulto e meia-idade) 3.3 Desenvolvimento na velhice (adulto idoso e muito idoso) 4: Domínios do desenvolvimento 4.1 Longevidade, Saúde e Funcionalidade 4.2 Funções cognitivas e inteligência 4.3 Relações interpessoais, família e integração social 4.4 Carreira, Lazer e Reforma 4.5. Temas de Final de vida: compreender a morte, o morrer e o luto 4.6. Envelhecimento Activo
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Reconhecer a relevância da perspetiva desenvolvimental para o estudo da idade adulta, descrever e discutir os fundamentos do desenvolvimento ao longo do ciclo de vida;OA2: Conhecer teorias, modelos conceptuais e designs de investigação para o estudo do desenvolvimento psicológico na idade adulta;OA3: Identificar os processos e as transições do desenvolvimento humano da idade adulta ao envelhecimento, conhecendo, e discutindo as tarefas desenvolvimentais típicas e os contextos de vida mais significativos; OA4: Conhecer e caracterizar domínios de desenvolvimento centrais do adulto e do idoso, reconhecendo a sua evolução ao longo do ciclo de vida;OA5: Desenvolver competências de observação do desenvolvimento de adultos e idosos, sendo capazes de estabelecer relações com os pressupostos teóricos.OA6: Desenvolver competências de pensamento crítico, de exposição, argumentação e resolução de problemas, no que diz respeito aos processos de desenvolvimento humano na vida adulta.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular compreende aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas incluem as aulas de natureza expositiva, utilizando para o efeito momentos expositivos e discussões participadas. As aulas práticas implicam as seguintes metodologias: visualização e análise de filmes e de trechos de documentários; preparação e treino de metodologias de observação do desenvolvimento de adultos e idosos, feedback do docente, observação no terreno de adultos, e apresentação oral do trabalho de grupo, com atividades de discussão e feedback de entre pares. Adicionalmente, os alunos são convidados a realizar uma reflexão crítica sobre as competências que ganharam na UC, incluindo a autoavaliação da sua aprendizagem, envolvimento nas tarefas e desempenho.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cavanaugh, J.C., & Blanchard-Fields, F. (2019). Adult development and aging (8th edition). Cengage Learning Newman, B.M. & Newman, P.R. (2015). Development through life: A psychological approach (12th edition). Stamford, Cengage Learning. Papalia, D., & Martorell, G. (2021). Experience Human Development (14th Edition). McGraw Hill
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não