-
Apresentação
Apresentação
A UC visa conferir aos estudantes, conhecimentos e competências básicas nos domínios da metodologia de investigação quantitativa, ciência estatística e análise de dados aplicada às Ciências Sociais, nomeadamente no que respeita à conceção de estudos de natureza quantitativa, análise descritiva de dados, aplicação de técnicas e procedimentos de análise inferencial, redação e apresentação de resultados considerando problemas concretos no domínio da Psicologia. Os conhecimentos e competências adquiridos nesta UC impactam diretamente e de forma abrangente o ciclo de estudos, uma vez que conteúdos lecionados permitem apropriação dos processos e resultados da investigação científica na área da Psicologia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-979
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. A estatística e análise de dados aplicada à investigação em Psicologia; CP2. Introdução à metodologia de investigação quantitativa, CP3. Introdução ao software de análise estatística de dados: JASP®, CP4. Estatística descritiva univariada, CP5. As bases da inferência estatística: introdução à teoria da probabilidade; CP6. Estimação de parâmetros e testes de hipóteses; CP7. Análise de distribuições amostrais CP8. Testes paramétricos e não paramétricos: pressupostos e condições de aplicação CP9. Testes de hipóteses para uma população: teste t de Student para uma amostra/teste dos sinais de Wilcoxon; CP10. Testes de hipóteses para duas populações independentes: teste t de Student para duas amostras independentes/teste U de Mann-Whitney; CP11. Coeficiente de correlação de Pearson (r de Pearson); CP12. Redação e apresentação gráfica de resultados segundo normas APA 7th Edition.
-
Objetivos
Objetivos
(OA1) construir uma pergunta de investigação e enunciar hipóteses de estudo; (OA2) identificar variáveis e medidas tendo em consideração a sua natureza, tipo e nível de medida; (OA3) definir uma população de estudo e planear a obtenção de uma amostra; (OA4) utilizar de forma adequada e eficaz o software de análise estatística de dados JASP®; (OA5) aplicar os diferentes procedimentos estatísticos tendo em conta os objetivos de investigação; (OA6) calcular indicadores de forma a agregar informação contida nos dados; (OA7) apresentar de forma clara dados estatísticos de natureza descritiva; (OA8) aplicar conceitos básicos da estatística inferencial ao estudo de uma população e de duas populações independentes; (OA9) calcular e analisar estimativas pontuais e intervalares de parâmetros paramétricos e não paramétricos; (OA10) calcular e quantificar a relação entre duas variáveis quantitativas; (OA11) apresentar de forma clara dados estatísticos de natureza inferencial.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Processo de ensino-aprendizagem apoiado em metodologias ativas, privilegiando-se a experimentação, o trabalho autónomo e em cooperação, tendo como base o trabalho de projeto, conduzido pelos estudantes, construído a partir dos seus próprios interesses e motivações. Adicionalmente, sempre que possível, os estudantes poderão ser envolvidos em projetos de investigação em curso na unidade de I&D associada à EPVC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coolican, H. (2018). Research Methods and Statistics in Psychology (7th Edition). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315201009 Field, A. P. (2018). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (5th Edition), Sage. Goss-Sampson, M. A. (2022). Statistical Analysis in JASP 0.16.1: A Guide for Students. (https://jasp-stats.org/wp-content/uploads/2022/04/Statistical-Analysis-in-JASP-A-Students-Guide-v16.pdf) Howitt, D., & Cramer, D. (2014). Introduction to statistics in psychology (6th Edition), Pearson. Marôco, J. (2014). Análise estatística com o SPSS Statistics (6ª ed.). ReportNumber. ISBN: 978-989-96763-4-3 Navarro et al. (2019). Learning Statistics with JASP: A Tutorial for Psychology Students and Other Beginners.(https://tomfaulkenberry.github.io/JASPbook/index.html)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não