filmeu

Disciplina Estatística II

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC visa conferir aos/às estudantes, conhecimentos e competências básicas nos domínios da metodologia de investigação quantitativa, ciência estatística e análise de dados aplicada às Ciências Sociais, nomeadamente no que respeita à conceção de estudos de natureza quantitativa, análise descritiva de dados, aplicação de técnicas e procedimentos de análise inferencial univariada e bivariada, redação e apresentação de resultados considerando problemas concretos no domínio da Psicologia. Os conhecimentos e competências adquiridos nesta UC impactam diretamente e de forma abrangente o ciclo de estudos, uma vez que conteúdos lecionados permitem apropriação dos processos e resultados da investigação científica na área da Psicologia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Tipos de estudos científicos e níveis de evidência; CP2. Relação entre hipótese conceptual, design de estudo (inter e intra), procedimentos estatísticos e hipóteses estatísticas; CP3. Análise univariada,      CP3.1. ANOVA com um fator (One-way ANOVA)/Teste de Kruskall-Wallis,      CP3.2. Teste t de Student com amostras emparelhadas (Paired-sample t-test)/Teste de Wilcoxon,      CP3.3. ANOVA com medidas repetidas (Repeated measures ANOVA); CP4. Análise de covariância e multivariância,      CP4.1. ANCOVA,      CP4.2. MANOVA com um fator (One-way MANOVA) CP5. Coeficiente de correlação de Spearman (ñ de Spearman) e Qui-quadrado de associação/independência e de ajustamento; CP6. Redação e apresentação gráfica de resultados segundo normas APA 7th Edition.
  • Objetivos

    Objetivos

    Aplicar conceitos básicos da estatística inferencial univariada ao estudo de três ou mais populações independentes; aplicar conceitos da estatística inferencial multivariada ao estudo de duas ou mais populações independentes; aplicar conceitos da estatística inferencial a duas ou mais populações independentes considerando a análise de covariância; aplicar conceitos da estatística inferencial univariada para duas ou mais populações relacionadas; utilizar o software de análise estatística JASP®; avaliar, escolher e aplicar procedimentos estatísticos conforme os objetivos de investigação; calcular e analisar estimativas pontuais e intervalares de parâmetros paramétricos e não paramétricos sob uma perspetiva univariada e multivariada para populações independentes e relacionadas; quantificar a relação entre variáveis quantitativas sem distribuição normal, níveis de ajustamento e a associação/independência entre variáveis categoriais; apresentar dados estatísticos inferenciais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Processo de ensino-aprendizagem apoiado em metodologias ativas, privilegiando-se a experimentação, o trabalho autónomo e em cooperação, tendo como base o trabalho de projeto, conduzido pelos/as estudantes, construído a partir dos seus próprios interesses e motivações. Adicionalmente, sempre que possível, os/as estudantes poderão ser envolvidos/as em projetos de investigação em curso na unidade de I&D associada à EPVC.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Reinhart, A. (2015). Statistics done wrong: The woefully complete guide, No Starch Press. Coolican, H. (2018). Research Methods and Statistics in Psychology (7th Edition). Routledge. Field, A. P. (2018). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (5th Edition), Sage. Goss-Sampson, M. A. (2022). Statistical Analysis in JASP 0.16.1: A Guide for Students. (https://jasp-stats.org/wp-content/uploads/2022/04/Statistical-Analysis-in-JASP-A-Students-Guide-v16.pdf) Howitt, D., & Cramer, D. (2014). Introduction to statistics in psychology (6th Edition), Pearson. Navarro et al. (2019). Learning Statistics with JASP: A Tutorial for Psychology Students and Other Beginners. (https://tomfaulkenberry.github.io/JASPbook/index.html) Reinhart, A. (2015). Statistics done wrong: The woefully complete guide, No Starch Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios