-
Apresentação
Apresentação
A unidade de Métodos Quantitativos para o Serviço Social constitui uma unidade integrada no 2º ano da licenciatura em Serviço Social e visa dotar os alunos com competências para construir instrumentos de recolha de informação, bem como analisar e interpretar os seus resultados.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT119-13469
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - Introdução A importância da análise de dados em Serviço Social As diferentes técnicas de análise de dados e softwares de apoio Os métodos quantitativos na investigação científica Universo e amostra: técnicas de amostragem II - A investigação por questionário Vantagens e inconvenientes, modalidades e fases A construção do questionário (Tipos de perguntas, sua formulação e sequência) Pré teste e preparação do trabalho de campo III - A análise de dados quantitativos (Recurso ao SPSS) Construção de bases de dados e preparação para a análise de dados As diferentes técnicas estatísticas A análise univariada e bivariada (medidas e ilustração gráfica, leitura e interpretação de dados) Testes estatísticos Redação de relatório analítico de dados
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC visa conferir competências e conhecimentos no âmbito da aplicação e operacionalização dos Métodos Quantitativos da Investigação Científica, de forma a preparar profissionais aptos para analisar a complexidade das instituições, as suas estratégias e modelos de funcionamento e, ainda, a dinâmica das variáveis presentes nas suas relações internas e com o exterior, permitindo a constituição de uma base de desenvolvimentos originais nesta área do saber. Para tal, no final da UC os alunos deverão: Ser capazes de operacionalizar conceitos e interpretar dados que lhes permita comparar e analisar situações da realidade social, recorrendo a ferramentas e softwares de análise; Ser capazes de produzir uma base de dados; Ser capazes de manusear, extrair e interpretar informação dos programas de análise de dados.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia pedagógica a privilegiar é de natureza interativa, com a preocupação dominante de os alunos participarem na procura e elaboração do SABER, no intuito de os levar a atingir a dimensão do SABER-FAZER. As aulas são de natureza expositiva intercalada com a aplicação prática da matéria lecionada, permitindo estimular a interiorização do conceitos e a aplicação dos mesmos a situações análogas da realidade social. A avaliação é continua, sendo que: 50% da nota final é concedida à prova individual escrita; 40 % ao trabalho escrito (em grupo) e 10% à participação/presença em aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Clark, T., Foster, L., Sloan, L., & Bryman, A. (2022). Bryman's social research methods. Oxford University Press. Fortin, M. (2009). O processo de investigação - da conceção à realização. Lusociência. Gronmo, S. (2023). Social research methods: Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. SAGE Publications. Hill, M., & Hill, A. (2016). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo. Jha, A. (2023). Social research methodology: Qualitative and quantitative designs. Taylor & Francis. Laureano, R, & Botelho, M. (2017). SPSS - Statistics O meu manual de consulta rápida. Lisboa: Edições Sílabo. Pestana, M. & Gageiro, J. (2014). Análise de dados para Ciências Sociais: a complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo. Vilelas, J. (2017). Investigação - o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo. Williams, M., Wiggins, R. D., Vogt, W. P., & Vogt, W. (2022). Beginning quantitative research. SAGE Publications.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não