filmeu

Disciplina Teoria e Metodologia do Serviço Social III

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC constitui parte integrante da formação de base em Serviço Social, encontrando-se enquadrada no 2º ano do ciclo de estudos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - A intervenção com grupos Fundamentos, objetivos, princípios e tipologias dos grupos A dinâmica de grupos e desenvolvimento do processo metodológico Modelos de intervenção com grupos Fases e funções do Serviço Social na intervenção com grupos II - A intervenção em rede Fundamentos, conceito e conexões com a abordagem sistémica Tipos de rede Objectivos, dimensões e caraterísticas das redes Modelos e instrumentos de diagnóstico e planificação da intervenção social em rede Relevância dos vínculos sociais e parcerias Papel e funções do interventor em rede.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC visa dotar os estudantes de conhecimentos sobre diferentes metodologias de intervenção e permitir o seu treino. Para tal definiram-se os seguintes objetivos: Conhecer os fundamentos, objetivos, princípios e caraterísticas dos diferentes grupos e redes. Saber identificar os diferentes modelos e instrumentos de diagnóstico e planificação da intervenção social com grupos e em rede. Conhecer as funções do Serviço Social na intervenção com grupos e em rede. Desenvolver habilidades e competências para a intervenção com grupos e em rede.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A aplicação dos conteúdos ministrados na resolução de casos práticos (a realizar pelos alunos) constitui não só uma forma de avaliação da aquisição dos objetivos previstos para a UC, mas ainda uma forma de desenvolver a sua capacidade de aplicação desse mesmo conhecimento, provendo uma maior articulação entre a teoria e a prática.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    •Bonfim, G.; Teixeira, J.; Albiero, C. (2018). O trabalho com grupos no Serviço Social: contribuições para a intervenção profissional. Caderno Humanidades em Perspectivas, 2(2), 76-91.  •Carvajal, J. (2020). Trabajo de redes. Sentido y significados desde el Trabajo social. Revista Cuaderno de Trabajo Social, 15(1): 54-70. •Dabas, Elina (2001). La intervención en Red. En: Elina Nora Dabas. Red de Redes: Las Prácticas de la intervención en redes sociales. Buenos Aires: Paidós.  •Garcia, Tomás F.; Peláez, António López (2017). Trabajo Social con Grupos. Alianza Editorial, 4ªedição. •Guadalupe, Sónia (2009). Intervenção em Rede. Imprensa da Universidade de Coimbra. •Mioto, R. (2002). O trabalho com redes como procedimento de intervenção profissional: o desafio da requalificação dos serviços. Katálysis, 5(1), 51–58.   •Pinheiro, Ângela (2014). Técnicas e dinâmicas de trabalho em grupo. Montes Claros: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.     
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios