-
Apresentação
Apresentação
Para entender os fundamentos do Serviço Social é necessário recorrer aos antecedentes da Assistência que remontam à Antiguidade Clássica, Idade Média e Industrialização. O Serviço Social surge com as Escolas e Serviço Social. Vai adquirindo a sua identidade na intervenção social e mais tarde na investigação. A relevância da criação de conhecimento ligado à intervenção coloca hoje o Serviço Social como parceiro na criação de conhecimento e como a profissão de intervenção social mais antiga.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT119-3182
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Contextualização do Serviço Social-bases ontológicas - O que é o Serviço Social - Dimensões e eixos estruturantes da profissão 2 - Antecedentes da Proteção Social e do Serviço Social -A «questão social» e a proteção social no capitalismo liberal -O Estado e a institucionalização de direitos 3 - Génese, Emergência e Evolução do Serviço Social a nível Internacional -Fundamentos éticos, filosóficos, sociológicos e políticos -Condições históricas da sua emergência -As primeiras formulações do Serviço Social e sua evolução 4 - A Reformulação do Serviço Social. Um novo Paradigma nos anos 60/70. Os novos Desafios Contemporâneos -O Movimento de Reconceptualização -O Serviço Social em contexto de globalização 5 - O Serviço Social em Portugal: Génese, evolução e institucionalização -A implementação da democracia e perspetivas para a profissão -A qualificação académica. Exigências teórico-práticas e ético-políticas - O Serviço Social no mundo atual
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir instrumentos conceptuais básicos para a compreensão, análise e crítica dos fundamentos filosóficos, políticos e teóricos do Serviço Social e da sua evolução histórica. Compreender a evolução do Serviço Social. Apreender a articulação do Serviço Social com outras disciplinas. Compreender a articulação do Serviço Social com as Políticas Sociais. Compreender o Serviço Social na actualidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalho, M.I. & Pinto, C (2014). Serviço Social em Portugal: uma visão crítica. In M. I. Carvalho & C. Pinto (coord.). Serviço Social. Teorias e Práticas. Pactor. Garcia, A. P. (2018). “Serviço Social no Ensino Graduado e Pós-graduado em Portugal”. In Serviço Social em Educação. Coord. Carvalho, Maria.Pactor Garcia, F. T. e Alemón C. B. (coords) (2006), Introducción al Trabajo Social, 3ª ed. Ed. Alianza Ciencias Sociales. Martins, A. (1999). Génese, Emergência e Institucionalização do Serviço Social Português. Fundação Calouste Gulbenkian. Negreiros, M. (1999). Qualificação Académica e Profissionalização do Serviço Social o caso português, in, Serviço Social. Profissão & Identidade. Que Trajectória? Veras. Silva, T. (2017). A Primeira Escola de Serviço Social em Portugal: o projeto educativo fuducativo fundador e a configuração do campo de conhecimento (1935-1955). Em http://repositorio.ulusiada.pt.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não