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Apresentação
Apresentação
A Unidade curricular Psicologia do Desenvolvimento pretende promover uma análise compreensiva do desenvolvimento de um indivíduo, acompanhando as sucessivas e progressivas alterações (intra-psiquicas, relacionais, sociais e contextuais) desde o momento em que somos concebidos até ao final da vida.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-336
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução 1.1. Psicologia e Psicologia do Desenvolvimento 2. O desenvolvimento humano 2.1. Conceito de desenvolvimento humano 2.2. Fatores que intervêm no desenvolvimento 3. Estudo do desenvolvimento de algumas áreas 3.1. Desenvolvimento físico/motor 3.2. Desenvolvimento cognitivo 3.3. Desenvolvimento psicossocial 4. Alguns modelos teóricos do desenvolvimento 4.1. Modelo Psicanalítico 4.2. Behaviorista/Aprendizagem 4.3. Modelo Cognitivo 4.4. Perspetiva Etológica 4.5. Modelo Contextual 5. Perspetiva Life span ( Da Concepção ao Nascimento; Primeira, Segunda e Terceira Infância;Adolescência; Jovem Adulto; Idade Adulta; e Senescência)
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Objetivos
Objetivos
-Adquirir conhecimentos aprofundados no âmbito dos temas trabalhados. -Dominar conceitos e aplicar os termos/linguagens próprios da Unidade Curricular. -Iniciar-se na investigação no âmbito dos temas trabalhados. -Ser capaz de aplicar os conhecimentos e estratégias em situações novas. -Ser capaz de apresentar com clareza e rigor científico, oralmente ou por escrito, o resultado do seu trabalho.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino orienta-se para um processo centrado nas competências dos discentes e orientado para a compreensão e reflexão concetual dos temas. A avaliação será contínua, valorizando a participação dos discentes na dinâmica de aprendizagem. Avaliação: De acordo com o regulamento da Universidade, os alunos podem optar pelo modelo de avaliação contínua ou de avaliação por exame. A avaliação contínua terá em conta cumulativamente: - elaboração de um trabalho de grupo (35%)- 25% apresentação oral + 10% resumo escrito; prestação de uma prova de frequência (50%) e elaboração de relatórios Individuais (15%) No caso de o aluno não poder realizar alguma das condições do regime de avaliação contínua deverá prestar uma prova de conhecimentos (exame). A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. O exame de recurso será constituído por um teste escrito (100%), cuja nota mínima para a sua aprovação é de 9,5 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Papalia, D.E., & Martorell, G. (2023). Experience human development (15ª ed). Editora McGraw-Hill. Walker, J., & Horner, N. (2024). Social work and human development (7ª ed). SAGE Publications.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não