-
Apresentação
Apresentação
Dar a conhecer a necessidade da emergência das Ciências Sociais e Humanas no tempo e no espaço; Conhecer e saber interpretar as abordagens e problemáticas tratadas nas principais obras clássicas; Introduzir os alunos no pensamento sociológico e das ciências sociais: raciocínio, reflexão e crítica; Conhecer os fundamentos epistemológicos das Ciências Sociais (do senso comum ao raciocínio sociológico), através da análise dos principais contributos teóricos dos clássicos; Ter capacidade reflexiva a partir dos autores em referência bibliográfica; Estimular a capacidade dessa reflexão, crítica e analítica, com o debate de ideias com todos os alunos; Compreender a relação entre a teoria produzida e, em cada tempo e em cada espaço, a investigação empírica no campo da Sociologia e do Serviço Social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT119-3676
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução: Teoria sociológica , teoria social,Ciências Sociais; Sociologia e Serviço Social; Análise do contexto social, político e económico com abordagem da emergência das Ciências Sociais; Emergência do positivismo e fundamentação teórica, objetivada no conhecimento científico sobre a realidade social; Análise de autores clássicos das Ciências Sociais e da Sociologia: O evolucionismo social de H. Spencer; a tradição positiva de A. Comte continuada em E. Durkheim, particularizando a precisão das regras do método sociológico como procedimento empírico da análise dos factos sociais; A tradição compreensiva de Max Weber e de G.Simmel, focando a interação social, a representação e o poder dos atores na ação social. O materialismo histórico de Karl Marx, as desigualdades sociais e os interesses de classe na determinação da ação social.
-
Objetivos
Objetivos
Os alunos deverão adquirir conhecimentos e competências sobre os: Fundamentos epistemológicos da teoria social; Problemáticas das obras dos principais autores clássicos das Ciências Sociais e da a Sociologia; Compreender a complementaridade / rutura e construção/ desconstrução/ reconstrução entre as várias abordagens teóricas; Refletir de forma crítica e analítica; Saber expor oralmente e por escrito as suas ideias, argumentar e debater.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Debates sobre a atualidade de alguns temas analisados pelos autores clássicos da sociologia nas sociedades contemporâneas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aron, R. (2007). As Etapas do Pensamento Sociológico. D. Quixote Braga da Cruz, M. (1995). Teorias Sociológicas. Os Fundadores e os Clássicos - Antologia de Textos. FC Gulbenkian. Giddens, A. (2005). Capitalismo e Moderna Teoria Social. Presença. Moreira, C., & Bracons, H. (2019). Introdução à Teoria Social. Autores escolhidos. Edições Universitárias Lusófonas. Nisbet, Robert (1969). La formación del pensamiento sociológico. Vol I e II, Amorrortu. Ritzer, G., & Stepnisky, J. (Eds.). (2011). The Wiley-Blackwell companion to major social theorists. John Wiley & Sons. Royce, E. (2015). Classical social theory and modern society: Marx, Durkheim, Weber. Rowman & Littlefield.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não