-
Apresentação
Apresentação
.Conhecer e saber interpretar as problemáticas tratadas nas abordagens sociológicas contemporâneas; Introduzir os alunos no pensamento sociológico contemporâneo e na reflexão dos principais problemas das sociedades pós-modernas através da análise da diversidade pluriparadigmática dos contributos teóricos dos autores contemporâneos; Ter capacidade reflexiva a partir dos autores em referência bibliográfica; Estimular a capacidade dessa reflexão, crítica e analítica, com o debate de ideias com todos os alunos; Compreender a relação entre a teoria produzida e, em cada tempo e em cada espaço, a investigação empírica no campo da Sociologia e do Serviço Social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT119-4018
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O estrutural-funcionalismo 1.1. Acção, sistema e estrutura social de Talcott Parsons 1.2. A Teoria da modernização de Merton 2. As microssociologias norte-americanas e a Escola de Chicago 2.1. O Interacionismo simbólico: Mead e Goffman 2.2. A etnometodologia: Harold Garfinkel e Aaron Cicourel 3. A teoria crítica e a escola de Frankfurt 3.1 A teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas 4. Debates sociológicos sobre problemáticas atuais 4.1. Teorias das classes, estratificação e mobilidade sociais 4.2. As desigualdades sociais nas sociedades contemporâneas 4.3. A construção da identidade no mundo contemporâneo: famílía, género e sociedade.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender a importância dos autores contemporâneos para a análise das sociedades nos níveis macro, meso e micro da vida contemporânea. Analisar os principais problemas da sociedade através dos principais debates sociológicos atuais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
É permitida a utilização das ferramentas digitais da inteligência artificial desde que estas sejam devidamente citadas nos trabalhos em formato de citação direta e indireta e ainda nas referências bibliográficas. É obrigatório que as pesquisas realizadas nos motores de pesquisa da inteligência artificial sejam acompanhadas pela utilização e citação da biliografia recomendada pela docente.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ferreira, J. et al. (1995). Sociologia . Alfragide: Editora McGraw-Hill de Portugal Giddens, A., & Turner, J. (2005). Teoria social hoje . Unesp. Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Relógio d'Água. Moreira, C., & Bracons, H. (2019). Introdução à Teoria Social. Autores escolhidos . Edições Universitárias Lusófonas. Ritzer, George. (1992).Teoría sociológica contemporánea.McGraw-Hill. Ritzer, G., & Stepnisky, J. (Eds.). (2011). The Wiley-Blackwell companion to major social theorists . John Wiley & Sons. Silva, F. C. (2006). GH Mead in the history of sociological ideas. Journal of the History of the Behavioral Sciences , 42 (1), 19-39. Silva, F. C. D., & Baert, P. (2014). Teoria social contemporânea . Mundos Sociais. Zoltán, T. (1977). A Escola de FrancoForte. Edições , 70 .
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não