-
Apresentação
Apresentação
A UC de Teoria e Metodologia do Serviço Social I assume-se como uma unidade introdutória e que visa dotar os alunos com conhecimentos, competências e habilidades fundamentais para o exercício profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT119-7266
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - Natureza e significado do Serviço Social O Serviço Social como profissão Os domínios [teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político] da profissão A identidade da profissão II - Serviço Social e Sociedade A relação entre Serviço Social e Sociedade A intervenção nos problemas sociais ¿ concetualização de problemas sociais Transformações societais, tendências e relações de força entre os diferentes agentes sociais III - A intervenção do Serviço Social Áreas, campos, níveis e unidades da intervenção. O processo de intervenção social As matrizes teóricas, modelos e métodos de intervenção no Serviço Social A questão da investigação em Serviço Social IV - O Serviço Social nas Sociedades Contemporâneas A globalização e a Sociedade de Risco Resignificação dos problemas sociais e novas áreas de intervenção social Desafios atuais para o Serviço Social
-
Objetivos
Objetivos
- Situar o Serviço Social no campo das Ciências Sociais e da intervenção social; - Compreender e saber refletir sobre a natureza e significado do Serviço Social como profissão; - Perceber e saber estabelecer as relações entre o Serviço Social e a Sociedade, sobretudo na resposta aos problemas e transformações sociais; - Conhecer as principais abordagens teóricas em Serviço Social; - Conhecer as diversas etapas da metodologia de intervenção e saber estabelecer as interconexões entre estas; - Conhecer e saber aplicar os principais modelos e instrumentos de avaliação diagnóstica e de intervenção social; - Desenvolver pensamento crítico sobre os problemas sociais da atualidade e os desafios que estes colocam à intervenção social.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Pretende-se que a UC seja um espaço de reflexão e co-construção de conhecimento sobre a prática profissional. Para tal, serão dadas aos alunos diversas tarefas de pesquisa e sistematização de conhecimentos (nomeadamente ao nível dos modelos e técnicas de intervenção), que terão de partilhar com os colegas em sessão.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amaro, I. (2008). Os campos paradigmáticos do Serviço Social: proposta para uma categorização das teorías em presença. Locus Soci@l, nº1, pp.65-80. Duque, A. (2013). Metodologías de intervención social -Palimpsestos de los modelos en Trabajo Social. Colombia: Ed. Epi-Logos. Garcia, T. & Bracho, C. (Coords.) (2011). Introducción al trabajo social. Madrid: Alianza Editoral De Robertis, C. (2011). Metodologia da Intervenção em Trabalho Social. Porto: Porto Editora. Faleiros, V. (2014). O Serviço Social no cotidiano. Fios e desafios, Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120. Out./dez. Pp. 706-722. Weber, P. (2011). Dinâmicas e Práticas do Trabalho Social. Porto: Porto Editora.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não