filmeu

Disciplina Teoria e Metodologia do Serviço Social I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Teoria e Metodologia do Serviço Social I assume-se como uma unidade introdutória e que visa dotar os alunos com conhecimentos, competências e habilidades fundamentais para o exercício profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - Natureza e significado do Serviço Social O Serviço Social como profissão Os domínios [teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político] da profissão A identidade da profissão  II - Serviço Social e Sociedade A relação entre Serviço Social e Sociedade A intervenção nos problemas sociais ¿ concetualização de problemas sociais Transformações societais, tendências e relações de força entre os diferentes agentes sociais III - A intervenção do Serviço Social Áreas, campos, níveis e unidades da intervenção. O processo de intervenção social As matrizes teóricas, modelos e métodos de intervenção no Serviço Social A questão da investigação em Serviço Social IV - O Serviço Social nas Sociedades Contemporâneas A globalização e a Sociedade de Risco Resignificação dos problemas sociais e novas áreas de intervenção social Desafios atuais para o Serviço Social
  • Objetivos

    Objetivos

    - Situar o Serviço Social no campo das Ciências Sociais e da intervenção social; - Compreender e saber refletir sobre a natureza e significado do Serviço Social como profissão; - Perceber e saber estabelecer as relações entre o Serviço Social e a Sociedade, sobretudo na resposta aos problemas e transformações sociais; - Conhecer as principais abordagens teóricas em Serviço Social; - Conhecer as diversas etapas da metodologia de intervenção e saber estabelecer as interconexões entre estas; - Conhecer e saber aplicar os principais modelos e instrumentos de avaliação diagnóstica e de intervenção social; - Desenvolver pensamento crítico sobre os problemas sociais da atualidade e os desafios que estes colocam à intervenção social.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Pretende-se que a UC seja um espaço de reflexão e co-construção de conhecimento sobre a prática profissional. Para tal, serão dadas aos alunos diversas tarefas de pesquisa e sistematização de conhecimentos (nomeadamente ao nível dos modelos e técnicas de intervenção), que terão de partilhar com os colegas em sessão. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amaro, I. (2008). Os campos paradigmáticos do Serviço Social: proposta para uma categorização das teorías em presença. Locus Soci@l, nº1, pp.65-80. Duque, A. (2013). Metodologías de intervención social -Palimpsestos de los modelos en Trabajo Social.  Colombia: Ed. Epi-Logos. Garcia, T. & Bracho, C. (Coords.) (2011). Introducción al trabajo social. Madrid: Alianza Editoral De Robertis, C. (2011). Metodologia da Intervenção em Trabalho Social. Porto: Porto Editora. Faleiros, V. (2014). O Serviço Social no cotidiano. Fios e desafios, Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120. Out./dez. Pp. 706-722. Weber, P. (2011). Dinâmicas e Práticas do Trabalho Social. Porto: Porto Editora.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios