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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular pretende apresentar os fundamentos teórico-metodológicose e técnico-operativos para uma intervenção social - reflexiva e crítica - com indíviduos e famílias. Trata-se de uma UC que se cruza e complementa com as UC de TMSSI, TMSSIII e Serviço Social e Intervenção em Comunidades.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-7267
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Introdução: As dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política do serviço social II. A relação profissional 1. Habilidades relacionais e de comunicação 2. Características e elementos essenciais na/da relação profissional 2. Relação e poder III. Objeto da intervenção 1. O indivíduo em sua dimensão individual e coletiva 2. A família na sua diversidade de funções, características e tipologias IV. A dimensão teórico-metodológica na intervenção social com indivíduos e famílias 1. Modelos de intervenção social 2. Procedimento metodológico V. A dimensão técnico-operativa 1. Principais instrumentos e instrumentos utilizados na intervenção social com indivíduos e famílias VI. A dimensão ética e política do serviço social 1. Questões éticas e deontológicas do agir profissional 2. Ideologia e política do/no serviço social
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos da unidade curricular são: Compreender e integrar as dimensões teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativa de suporte à intervenção do assistente social; Compreender a relação profissional e apreender as habilidades inerentes à mesma; Entender o indivíduo de forma holística e na dimensão individual e coletiva; Entender a família enquanto sistema social na sua diversidade de funções e tipologias; Analisar e compreender os modelos de intervenção e os procedimentos metodológicos da intervenção social com indivíduos e famílias; Apreender as principais técnicas e instrumentos utilizados na intervenção social com indivíduos e famílias; Analisar a dimensao ético-deontologica e ideo-política do serviço social; Analisar critica e reflexivamente a intervenção social nos domínios individuais e familiares.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Trabalhos de prática simulada
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adams, R; Dominelli, L; Payne, M (2011) . Critical Practice in Social Work Palgrave. García, T F; Romero, LP(2019) . Trabajo social individualizado: metodología de intervención Alianza Ed García, T F; Romero, LP (2019) Trabajo social con familias . Alianza Ed Stepney,P & Ford, D (2012) . Social Work Models, Methods and Theories. A Framework for Practice 2ed.Russell House Publ Parker, J & Bradley, G (2014) Social Work Practice. Transforming social work practice. Sage Ranquet, M (2007) Los modelos en Trabajo Social. Intervención com personas y famílias. Ed. Siglo Robertis, C de (2011) Metodologia de Intervenção em Trabalho Social Porto Editora Rogers, M; Whitaker, D; Edmondson, D; Peach, D (2016) Developing skils for Social Work Practice Sage Publ Rollins, W (2020) Social Worker?Client Relationships: Social Worker Perspectives, Australian Social Work, 73:4, 395-407 https://doi.org/10.1080/0312407X.2019.1669687 Viscarrett, J (2007) Modelos y métodos de intervención en Trabajo Social. . Alianza Ed
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não