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Apresentação
Apresentação
A UC Estágio I e Projeto pretende aprofundar e operacionalizar conhecimentos teóricos, científicos, metodológicos, práticos e éticos inerentes à profissão de serviço social através: (i) da integração dos/as estudantes em contextos de estágio, (ii) de prática supervisionada de acompanhamento aos estágios, e (iii) de sessões teórico-científicas em sala de aula. Esta UC assume particular relevância na formação dos estudantes porque lhes possibilita uma aprendizagem em exercício, ajudando na consolidação do perfil profissional e construção de competências técnicas fundamentais para a intervenção social.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-7268
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Dimensão prática da ação profissional em contexto de estágio 1.1. Objetivos e competências a desenvolver no local de estágio 1.2. Posturas e responsabilidades dos estagiários nas organizações 1.3. Inserção dos/as estudantes em contextos de estágio 1.4. Supervisão pedagógica de acompanhamento ao estágio 2. Dimensão teórico-científica da ação profissional em contexto de estágio 2.1. Observação e compreensão do local de estágio 2.1.1. As organizações, dinâmicas e estruturas 2.1.2. A comunicação nas organizações 2.1.3. O serviço social no contexto institucional 2.1.4. Os destinatários da intervenção do serviço social 2.1.5. Atividades profissionais em contexto de estágio 2.2. Reflexividade e pensamento crítico sobre a prática de estágio 2.2.1. Elaboração inicial do relatório de estágio 2.2.2. Técnicas e instrumentos de recolha e registo de informação 2.2.3. Normas para a realização de citações em texto e referências bibliográficas
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Objetivos
Objetivos
Favorecer a integração em contexto de estágio Compreender as dinâmicas institucionais dos contextos de estágio Compreender o espaço socioinstitucional do Serviço Social Desenvolver competências de escuta e comunicação
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino: Sessões de dimensão teórico-científica: uso de metodologias expositivas, interrogativas e participativas. Espera-se que os alunos procedam à apresentação de trabalhos sobre as suas experiências de estágio, com auxílio de novas tecnologias e com particular atenção no desenvolvimento da oralidade e regras de apresentação de trabalhos. Sessões de dimensão prática: sessões de supervisão pedagógica em pequenos grupos por forma a acompanhar os alunos e promover a reflexão crítica sobre as suas experiências de estágio. Avaliação: A UC apenas comporta o regime de avaliação contínua (não prevê a realização de exame), a partir dos seguintes elementos: 1) Avaliação do/a orientador/a de estágio (35%); 2) relatório de estágio e apresentação de trabalho oral (45%); 3) Participação nas sessões de supervisão pedagógica (20%). A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. Presença obrigatória em 70% das sessões.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bottomley, J., Carteney, P, & Pryjmachuk, S. (2019). Communication skills for your social work degree. Critical Publishing. Glassman, U. (2016). Finding your way through field work: A social work student’s guide. SAGE Publications. Rogers, M., Whitaker, D., Edmondson, D., & Peach, D. (2020). Developing skills and knowledge for social work practice (2ª ed.). SAGE Publications. Martinez, M. (2011). La práctica del Trabajo Social. Editorial Sintesis. Parker, J. (2014). Social Work Practice. SAGE Publications.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não