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Apresentação
Apresentação
A presente UC pretende capacitar os/as alunos/as para a importância da dimensão ética no agir do/a assistente social, ensinando a elaborar escolhas éticas nos seus contextos, ações e campos de intervenção profissional com base nos princípios deontológicos da profissão e a tomar consciência das suas implicações para os sujeitos da ação profissional e respetivas organizações sociais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-7269
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à Ética Conceito de ética A ética e a relação com a moral As correntes do pensamento ético A Ética Profissional O papel das éticas profissionais nas sociedades atuais A importância da ética no serviço social Dilemas profissionais e a tomada de decisão ética Os dilemas éticos A tomada de decisão ética Ética e Deontologia Profissional do Serviço Social Conceito de deontologia Os instrumentos deontológicos internacionais Os instrumentos deontológicos nacionais: o código português Princípios éticos do serviço social Normas de conduta Desafios éticos contemporâneos
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Objetivos
Objetivos
Compreender a ética, como dimensão humana significativa, e o sujeito moral como ser consciente livre e responsável e a sua importância na intervenção social; Desenvolver aptidões e capacidades reflexivas que permitam uma atuação profissional competente em situações difíceis que envolvam dilemas e problemas éticos; Refletir e analisar criticamente os dilemas éticos no exercício profissional à luz do Código Deontológico dos Assistentes Sociais
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino: Recurso a metodologias expositivas e interrogativas, apelando à participação dos/as estudantes através de debates a partir de textos e vídeos selecionados pelo docente. Haverá, ainda, lugar à discussão de casos práticos sobre dilemas éticos com vista ao treino da reflexividade profissional. Espera-se que os alunos procedam à apresentação de trabalhos de grupo, com auxílio de novas tecnologias e com particular atenção no desenvolvimento da oralidade e regras de apresentação de trabalhos. Avaliação: A avaliação será contínua a partir dos seguintes elementos: 1) Teste individual escrito em aula (50%); 2) Exercício individual escrito em aula (15%); 3) Trabalho de grupo com apresentação e discussão oral em sala de aula (30%); 4) Participação ativa nas aulas (5%). A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. O exame de recurso será constituído por um teste escrito (100%), cuja nota mínima para a sua aprovação é de 9,5 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
APSS (2018). Código deontológico dos assistentes sociais em Portugal. Lisboa: APSS. Banks, S. (1995). Ética y valores em el trabajo social. Barcelona: Paidós. Banks, S., & Nørh, K. (2008). Ética prática para as profissões do trabalho social. Porto: Porto Editora. Becket, C., Maynard, A., & Jordan, P. (2017). Values and ethics in social work (3ª ed.). Londres: Sage. Carvalho, M. I. (2016). Ética aplicada ao serviço social. Lisboa: Pactor. Congress, E. (2000). What social workers should know about ethics: Understanding and resolving practice dilemmas. Advances in Social Work, 1(1), 1-25. Reamer, F. (2014). The evolution of social work ethics: Bearing witness. Advances in Social Work, 15(1), 163-181. Rutter, L., & Brown, K. (2012). Critical thinking and professional judgement for social work. Londres: Sage.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não