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Disciplina Seminário de Investigação e Intervenção em Serviço Social I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende aprofundar os conhecimentos teórico-metodológicos e técnico-operativos adquiridos na formação em articulação direta com a experiência do aluno em Estágio III. Desse modo, aprofunda os fundamentos teórico-metodológicos para a compreensão dos fenómenos sociais e para uma intervenção profissional sustentada teoricamente, reflexiva e crítica. Esta UC na interligação com o Estágio III apoia teórica e metodologicamente a elaboração do projeto de estágio e da caracterização institucional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Parte 1. Da investigação para a ação: o caso dos estágios curriculares 1. O significado de um estágio curricular 2. Elementos fundamentais para a realização do Estágio 3. Cuidados éticos e deontológicos do Estágio curricular 4. Construção do relatório de estágio: 4.1. Elementos do relatório de estágio 4.2. Normas académicas para a realização de trabalhos académicos 4.3. Definição das atividades de estágio – atividades quotidianas e atividades propostas (incluindo pelo menos uma atividade de pesquisa). Parte 2. Problemáticas sociais 1. Analisar as diferentes problemáticas sociais inerentes ao estágio 2. Analisar as medidas e políticas sociais associadas aos locais de estágio
  • Objetivos

    Objetivos

    Identificar e compreender o processo de elaboração do projeto de estágio Aprofundar o conhecimento das dinâmicas institucionais e dos contextos de estágio  Identificar as problemáticas sociais e medidas de política social relacionadas com o contexto de estágio  Consolidar os conhecimentos teórico-metodológicos e técnico-operativos Refletir sobre a dimensão ético-deontológica da profissão  Adquirir competências reflexivas e de análise critica dos contextos e práticas institucionais Contribuir para a consolidação da identidade profissional   
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     Recurso a metodologias expositivas e interrogativas, apelando à participação dos/as estudantes através de debates a partir de textos  selecionados pelo docente. Haverá, ainda, lugar à discussão de casos práticos com vista ao treino da reflexividade profissional. Participação de profissionais de serviço social para partilha, reflexão crítica e aprendizagem colaborativa. Espera-se que os alunos procedam à apresentação de trabalhos de grupo, com auxílio de novas tecnologias e com particular atenção no desenvolvimento da oralidade e regras de apresentação de trabalhos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amaro, M (2009)Identidades, Incertezas e tarefas do servIço socIal contemporâneo. Locus social 2, 29-46 Banks, S (2013)Negotiating personal engagement and professional accountability: Professional wisdom and ethics work. European Journal of Social Work, 16(5), 587–604 Bartlett HM (2003)Working Definition of Social Work Practice. Research on Social Work Practice 13(3), 267-270 Granja, B (2008)O saber procedimental/procedural dos assistentes sociais com os utente. VI Cong Português de Sociologia Marques, J Mutschen, K(2021)Entre a teoria e a prática: visões das assistentes sociais. Temas Sociais (1), 89-103 Parker, J & Bradley, G (2014)Social Work Practice. Transforming social work practice. Sage Robertis, C de (2011)Metodologia de Intervenção em Trabalho Social. Porto Ed Serrano, G P (2008)Elaboração de proyectos sociais. Porto Ed Veronica C & Orme J (2018)Social Work Practice. Bloomsbury Publ Viscarrett, J (2007)Modelos y métodos de intervención en Trabajo Social. Alianza Ed  
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