-
Apresentação
Apresentação
A UC Estágio II e Relatório pretende dar continuidade à: (i) manutenção dos/as estudantes em contextos de estágio, (ii) à prática supervisionada de acompanhamento aos estágios, (iii) às sessões teórico-científicas em sala de aula, possibilitando a consolidação do conhecimento sobre os locais de estágio, as respostas sociais, os utentes, as políticas sociais e a intervenção do serviço social, permitindo o desenvolvimento de competências essenciais para a realização do Estágio III e IV.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT119-7271
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Dimensão teórico-científica da ação profissional em contexto de estágio 1.1. O espaço socioinstitucional do serviço social 1.1.1. Funções, responsabilidades e competências 1.1.2. Métodos, técnicas e instrumentos de suporte à intervenção social 1.1.3. Desafios éticos e deontológicos colocados à prática do profissional 1.2. Problemáticas sociais em contexto de estágio 1.2.1. A pesquisa documental e a revisão da literatura 1.2.2. A construção do quadro de referência teórico 1.2.3. Medidas de política social associadas aos contextos de estágio 1.3. Reflexividade e pensamento crítico sobre a prática de estágio 1.3.1. Normas e estrutura do relatório de estágio 1.3.2. Atividades realizadas em contexto de estágio 1.3.3. Avaliação do processo de estágio 2. Dimensão prática da ação profissional em contexto de estágio 2.1. Objetivos e competências a desenvolver em estágio II 2.2. Supervisão pedagógica de acompanhamento ao estágio
-
Objetivos
Objetivos
• Aprofundar o conhecimento das dinâmicas institucionais e dos contextos de estágio • Identificar e compreender as problemáticas sociais relacionadas com o contexto de estágio • Conhecer as medidas de política social associadas à instituição e/ou serviço • Compreender o espaço socioinstitucional do Serviço Social e identificar os procedimentos de intervenção • Identificar, entender e treinar as competências técnico-operativas do Serviço Social, bem como, as estratégias e técnicas utilizadas pelo profissional • Desenvolver competências básicas de entrevista, ajuda e orientação • Reconhecer e compreender a dimensão ético-deontológica da profissão
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino: Nas sessões de dimensão teórico-científica, será feito uso de metodologias expositivas, interrogativas e participativas. Espera-se que os alunos procedam à apresentação de trabalhos sobre as suas experiências de estágio, com auxílio de novas tecnologias e com particular atenção no desenvolvimento da oralidade e regras de apresentação de trabalhos. Nas sessões de dimensão prática, serão realizadas sessões de supervisão pedagógica em pequenos grupos por forma a acompanhar os alunos e promover a reflexão crítica sobre as suas experiências de estágio. Avaliação: A UC apenas comporta o regime de avaliação contínua (não prevê a realização de exame), a partir dos seguintes elementos: 1) Avaliação do/a orientador/a de estágio (35%); 2) relatório de estágio e apresentação de trabalho oral (45%); 3) Participação nas sessões de supervisão pedagógica (20%); A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. Presença obrigatória em 70% das sessões.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalho, M., & Pinto, C. (2014). Teorias e práticas do serviço social. Pactor. Duque, A.V. (2013). Metodologías de intervención social. Palimpsestos de los modelos en trabajo social. Editorial Epi-Logos. Koprowska, J. (2024). Communication and interpersonal skills in social work (7ª ed.). University of York. Martinez, M. (2011). La práctica del trabajo social. Editorial Sintesis. Rogers, M., Whitaker, D., Edmondson, D., & Peach, D. (2020). Developing skills and knowledge for social work practice (2ª ed.). SAGE Publications. Trevithick, P. (2013). Social Skills & knowledge. A pratical handbook. Open University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não