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Apresentação
Apresentação
No quadro da formação em Serviço Social, e tendo como pano de fundo as alterações do Serviço Social na contemporaneidade, a UC pretende, num primeiro momento, aprofundar conhecimentos já adquiridos na formação, no que respeita à operacionalização da intervenção profissional. Com este propósito, o programa aborda orientações básicas de um método de intervenção a nível global, equacionando as principais fases desse método e dando relevo a técnicas de intervenção directa e indirecta.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-7273
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Serviço social e fundamentos teóricos: a) Perspectivas teóricas do/no serviço social b) Tendências atuais no serviço social 2. Serviço social e identidade profissional a) Saber profissional na interação com as populações b) Atos profissionais 3 - Modelos de Intervenção 3.1 Principais teorias em SS: sistémicas, psicossociais e críticas Conceito de modelos de intervenção Principais variáveis a ter em conta na eleição de um modelo de intervenção 3.2.Modelos de intervenção Os modelos sistémicos, ecológico e em rede Os modelos psicossociais O SS Critico, diferentes perspectivas e modelos
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Objetivos
Objetivos
- Situar a pesquisa como estratégia privilegiada da relação teoria-prática como fundamento de uma prática inovadora, crítica e criativa; - Desenvolver uma atitude investigativa e de reflexão sobre os fenómenos e problemas sociais com se cruza nos espaços profissionais; - Desenvolver competências teóricas e operativas que permitam identificar domínios de indagação, questionamento e problematização conducentes à elaboração projectos de investigação e ação; - Usar os suportes teórico-metodológicos e procedimentos operativos na perspectiva qualitativa adequados a contextos organizacionais e situações específicas; - Identificar e/ou aprofundar modelos de intervenção em Serviço Social.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas assumirão caracteristicas diversificadas, de acordo com o momento da apresentação dos conteúdos, sendo apoiadas em bibliografia actualizada e material elaborado pelo professor. Haverá momentos de interação argumentativa, principalmente no final de cada tópico.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ADAMS, R. (2003). Social Work and Empowerment. Hampshire e New York: Palgrave Macmillan ADAMS, R. et al (2005). Social Work Future, Crossing Boundaries, Transforming Practice: Palgrave Macmillan CAPARRÓS, Mª J. (1998). Modelos de Trabajo Social, Alicante : Aguaclara DOMINELLI, L. (2007). Social Work, Theory And Practice for a Changing Profession. Cambrigde: Polity press. FLICK, U., (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Cientifica, Lisboa: Monitor FOOK, J. (2003). Social Work, Critical Theory and Practice. London: Sage. IAMAMOTO, M. (2010). Serviço Social em tempo de capital fetiche, São Paulo: Cortez. PARTON N. e O'BYRNE, P. (2000). Construtive Social Work, towards a new practice: Palgrave Macmillan. ROBERTIS, C. de (1994). Le contrat en travail social : fondements éthiques et opérationnalité, Service Social: École de Service Social, Laval, Vol. 43 (3), pp. 139-152. VISCARRET G., J. (2007). Modelos y Metodos de Intervención en Trabajo Social. Madrid: Alianza Editora
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não