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Apresentação
Apresentação
Os estágios são concebidos como instância de formação experiencial, como espaços de aprendizagem do processo de intervenção social, através da relação teoria/prática, pelo que se desenvolvem num espaço socioinstitucional. Os estágios pretendem ser um momento de treino e exercício das competências profissionais adquiridas ao longo do período de formação, permitindo o contato direto com uma área de atividade relacionada com a formação obtida na licenciatura. Através da supervisão pedagógica e científica estimula-se a reflexividade e a análise crítica das competências e ações desenvolvidas no estágio.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 17.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-7274
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A UC possui duas vertentes: -A prática de estágio, desenvolvida em contexto institucional, sob a orientação de um profissional, num total de 270h -A supervisão pedagógica e científica, em articulação com a UC de Seminário, é desenvolvida por um docente de SS em tutorias grupais e individuais onde se discute: 1. Contexto institucional - Discussão da dinâmica da instituição e características da população destinatária 2. As competências comunicacionais – Reflexão acerca das competências comunicacionais desenvolvidas 2. Problemáticas e políticas sociais - Identificação e reflexão das problemáticas e políticas sociais associadas ao estágio 3. O treino de competências – Reflexão sobre o agir e competências técnico-operativas desenvolvidas
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Objetivos
Objetivos
Aprofundar o conhecimento das dinâmicas institucionais e dos contextos de estágio Identificar e compreender as problemáticas sociais relacionadas com o contexto de estágio Conhecer as medidas de política social associadas à instituição e/ou serviço Compreender o espaço socioinstitucional do Serviço Social e identificar os procedimentos de intervenção Operacionalizar e treinar as competências técnico-operativas e as estratégias profissionais Desenvolver capacidades de comunicação Reconhecer e compreender a dimensão ético-deontológica da profissão
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias ativas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bartlett HM (2003) Working Definition of Social Work Practice. Research on Social Work Practice 13(3), 267-270 Carvalho, M.I (2016). Ética aplicada ao serviço social. Pactor Veronica C & Orme J (2018). Social Work Practice. Bloomsbury Publ Dwyer, S. (2007). The Emotional Impact of Social Work Practice. Journal of Social Work Practice, 21, 49-60 Ferguson, I & Woodward, R (2009). Radical Social Work in Practice: Making a Difference. Policy press García, T & Peláez (2017). Trabajo social con grupos. 4ed. Alianza ed García, T & Romero, L (2019) Trabajo social individualizado: metodología de intervención. Alianza ed Healy, K(2019) The skilled communicator in social work. The art and science of communication in practice. journal of Social Work 20(2) Koprowska, J (2020) Communication and Interpersonal Skills in Social Work. Sage Mulholland, J & Healy, K (2019). Writing Skills For Social Workers. Sage Robertis, C de (2011). Metodología da intervenção em trabalho social. Porto Ed
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não