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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Estágio IV e Relatório constitui-se como um suporte ao processo de ensino/aprendizagem no contexto de estágio. Visa o acompanhamento da aprendizagem e apoio ao estudo, programação, execução e avaliação das actividades de estágio. Pretende-se, também, neste espaço, reflectir sobre conhecimentos, competências, atitudes e valores profissionais específicos do Serviço Social.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 20
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-7276
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos: 1 ¿ Aprofundamento de problemáticas específicas 2 ¿ Reorientação do plano de trabalho no que diz respeito à intervenção e investigação 3- Orientação e aplicação de instrumentos de pesquisa 4 ¿ Orientação para a análise e tratamento de dados 5- Construção do conhecimento em articulação teoria/ prática 6 ¿ Abordagem contextualizada e reflexiva da experiência de estágio 7 ¿ Sistematização da experiência no relatório monográfico 8 - Questões éticas e deontológicas na intervenção e na investigação em Serviço Social
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Objetivos
Objetivos
· Capacidade de planificar e avaliar quinzenalmente os objectivos, actividades, métodos e técnicas e recursos mobilizados para a prática de estágio nesse período · Capacidade de aprofundar problemáticas específicas e principais contributos teóricos como elementos essenciais para a construção dos objectos de intervenção e de investigação · Capacidade de operacionalizar métodos e técnicas de observação, de estudo e de diagnóstico · Capacidade de definir estratégias de intervenção e de investigação que respondam às necessidades dos utentes/população num contexto organizacional e territorial concreto · Capacidade de elaborar um relatório monográfico devidamente fundamentado nas necessidades dos utentes, contextualizadas no tempo e no espaço · Capacidade de aquisição de posturas, valores e atitudes profissionais. . Capacidade de desenvolver uma postura crítica e auto-crítica no desempenho e na avaliação da experiência de estágio.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Praticas simuladas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
APSS (1994). A ética no Serviço Social, princípios e valores, Código de ética adoptado pela assembleia-geral da IFSW em Colombo ¿ SRILANKA, em Julho de 1994. MICHELOT, Guy (1975), Sur l ´utilisation des L´entretien non-directif en Sociologie, Revue Françoise de Sociologie, Vol. XVI, 229, 247. MOURO, Helena e SIMÕES, Dulce (Coord.). (2001). 100 Anos de Serviço Social, Coimbra, Quarteto. Lisboa: ISSS Dep, Editorial pp 53 ¿ 58 NUNES, Maria Helena (2004). Serviço Social e Regulação Social. Gaia: Estratégias Criativas. pp. 23-32 ONU (1999). Direitos Humanos e Serviço Social SOUSA, Maria Luísa de (1988). Serviço Social e Instituição, a questão da participação. S. P.: Cortez ed.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não