-
Apresentação
Apresentação
A presente unidade curricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada dos processos de intervenção comunitária no âmbito do Serviço Social. Pretende-se que os futuros profissionais desenvolvam competências teóricas e metodológicas essenciais para a implementação de projetos de desenvolvimento local, a promoção da participação cidadã e o fortalecimento das comunidades. Esta unidade curricular adota uma abordagem crítica e reflexiva, preparando os estudantes para intervir em contextos comunitários diversos, fomentando a inclusão social, o empoderamento das populações e a construção de soluções coletivas para os desafios sociais contemporâneos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT119-8682
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Intervenção em Comunidades: Conceitos Fundamentais 1.1.Comunidade 1.2. Desenvolvimento comunitário 1.3. Participação e cidadania 1.3.1. Definição e tipos de participação 1.3.2. Níveis de participação 1.3.3. Fatores que influenciam a participação 2. Serviço Social e Intervenção em Comunidades 2.1. Serviço social comunitário 2.2.1. Contexto histórico 2.2.2. Definição 2.2. Princípios da intervenção comunitária 3. Metodologias de Intervenção Comunitária 3.1. O contexto da metodologia dos PIC 3.2. As Fases dos PIC 4. Análise de Projetos de Intervenção Comunitária 4.1. Elaboração de um projeto de intervenção (exercício prático) 4.2. Análise e discussão sobre a estrutura e metodologia dos projetos de intervenção elaborados.
-
Objetivos
Objetivos
1. Compreender os conceitos fundamentais de comunidade, desenvolvimento local e participação cidadã. 2. Identificar fatores que influenciam a participação comunitária, compreendendo seus diferentes níveis e impactos. 3. Analisar o papel do Serviço Social comunitário, seu contexto histórico, princípios e práticas. 4. Explorar metodologias de intervenção comunitária, com ênfase nas diferentes fases dos Projetos de Intervenção Comunitária (PIC). 5. Desenvolver competências na mobilização e envolvimento da comunidade, utilizando abordagens participativas. 6. Aprofundar conhecimentos sobre diagnóstico social e planeamento participativo, essenciais para a construção de projetos eficazes. 7. Capacitar os estudantes para elaborar projetos de intervenção comunitária, considerando critérios de eficácia e impacto social.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino: Será feito uso de metodologias expositivas, interrogativas e participativas através da promoção de debates a partir da apresentação de textos, exemplos de projetos de intervenção comunitária, interação com profissionais com atuação em projetos comunitários e/ou realização de visitas de estudos. Espera-se que os alunos procedam à apresentação de trabalhos de grupo, com auxílio de novas tecnologias e com particular atenção no desenvolvimento da oralidade e regras de apresentação de trabalhos. Avaliação: A avaliação será contínua a partir dos seguintes elementos: 1) Dois testes individuais escritos (60%); 2) Trabalho de grupo com apresentação e discussão oral em sala de aula (30%); 3) Reflexão crítica individual (10%). A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. O exame de recurso será constituído por um teste escrito (100%), cuja nota mínima para a sua aprovação é de 9,5 valores
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bandeira, A.; Marques, M. J., Cunha, P. e Ranchordas, P. (2007). Projectos de Inovação Comunitária – Manual de Suporte à Implementação da Metodologia. FAK. Esgaio, A. (2014). A intervenção comunitária na prática do Serviço Social. In: Carvalho, M.I e Pinto, C. (Coord.), Serviço Social – Teorias e Práticas (pp.205-224). Pactor. Estivill, J., & Basla, C. (Org.) (2022). Economia local, comunitária e solidária. O desenvolvimento visto de baixo. Húmus. Fernandéz, A.L.; Pastor, E. & Diego, C.V. (Coords) (2017). El Trabajo Social: Construyendo comunidades sostenibles. Ed. Aranzadi. Nunes, N.; Viana, A.; Roque Amaro, R. & Serra, N. (2017). Intervenção Comunitária - Conhecimentos e práticas. Ed. SCML. SCML (2020). Cadernos técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Desenvolvimento comunitário. Volume IV. SCML.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não