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Disciplina Intervenção Social na Sociedade Contemporânea

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular (UC) é fundamental para compreender a sociedade contemporânea e as transformações que nela ocorrem, entre as quais se destaca a configuração da Sociedade de Risco, marcada por incertezas e novos desafios sociais. Estas dinâmicas afetam diretamente o Serviço Social, exigindo dos/as profissionais uma postura de reflexividade e de estratégia, capaz de integrar análise crítica, inovação e compromisso ético. Paralelamente, a UC promove o estudo de novos referenciais de intervenção, como a cultura de mediação e a cultura de paz, valorizando a capacidade de problematizar e atuar em contextos de crescente diversidade e complexidade. Pretende-se, assim, que os/as estudantes adquiram conhecimentos sólidos sobre a intervenção social na atualidade e desenvolvam competências para uma prática crítica e sustentada em contextos em mudança.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. O Serviço Social nas Sociedades Contemporâneas 1. A globalização e a Sociedade de Risco: conceptualização 2. Serviço Social no contexto da Sociedade de Risco 3. Resignificação dos problemas sociais e novas áreas de intervenção social 4. Contextos atuais de intervenção: catástrofes e populações vulneráveis 5. Desafios atuais para o Serviço Social   II. Cultura de mediação e cultura de paz: referenciais analíticos da e na intervenção social 1. Dinâmicas concetuais de mediação social 2. Mediação intercultural e intervenção social 3. Configuração de uma cultura de mediação e de paz: modelos de referência, competências do/a mediador/a e análise do contexto
  • Objetivos

    Objetivos

    O1: Refletir criticamente sobre a relação entre globalização, Sociedade de Risco e o papel do Serviço Social na contemporaneidade. O2: Analisar o impacto do risco e da incerteza nos contextos sociais atuais e a sua relação com a intervenção profissional. O3: Problematizar as principais questões sociais, identificando novas áreas e contextos de intervenção (catástrofes, populações vulneráveis) e os desafios que colocam ao Serviço Social. O4: Compreender os referenciais analíticos da intervenção social associados à cultura de mediação e à cultura de paz. O5: Reconhecer o papel da mediação intercultural e da intervenção social em sociedades marcadas pela diversidade e complexidade. O6: Desenvolver capacidade reflexiva e estratégica para enfrentar os principais desafios na configuração de uma cultura de mediação e de paz.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino-aprendizagem desta UC privilegiam abordagens inovadoras e ativas, centradas no/a estudante e no desenvolvimento de competências reflexivas e estratégicas. Destaca-se a aprendizagem baseada em problemas (Problem-Based Learning), que promove a análise e resolução de situações reais ou simuladas; a sala de aula invertida, que incentiva a preparação prévia e o debate crítico em aula; o trabalho colaborativo, que favorece a partilha de saberes e a co-construção de soluções; e o brainstorming, que estimula a criatividade e o pensamento crítico. Estas metodologias reforçam a articulação entre teoria e prática e contribuem para o desenvolvimento de competências reflexivas, estratégicas e éticas, preparando os/as estudantes para enfrentar os desafios da intervenção social em contextos contemporâneos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Albuquerque, C., & Arcoverde, A. (2017). Serviço Social Contemporâneo: Reflexividade e Estratégia. Pactor. Almeida, H. N., Albuquerque, C. P., & Santos, C. C. (2013). Cultura de paz e mediação social: Fundamentos para a construção de uma sociedade mais justa e participativa. Mediaciones Sociales. Revista de Ciencias Sociales y de la Comunicación, 12, 132–157. https://doi.org/10.5209/rev_MESO.2013.n12.45266 Dominelli, L. (2010). Globalization, contemporary challenges and social work practice. International Social Work, 53(5), 599–612. https://doi.org/10.1177/0020872810371201 Webb, S. (2006). Social Work in a Risk Society. Social and Political Perspectives. Palgrave Macmillan.
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