filmeu

Disciplina Economia Social

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular explora os fundamentos teóricos e práticos da Economia Social e a sua relação com o Serviço Social. Divide-se em três grandes partes (conceitual, histórico-político & inovação/empreendedorismo; desenvolvimento local e práticas de intervenção), combinando aula expositiva, discussão de textos, estudos de caso, contactos com organizações e profissionais. Tem como objetivo dotar o/a estudante de conhecimentos teóricos sólidos e de competências práticas para intervir e articular com organizações do setor social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    PARTE I — Economia Social: princípios e fundamentos Definições e conceitos fundamentais Modelos e correntes teóricas Tipologias de instituições PARTE II — Evolução Histórica, Políticas Sociais, Empreendedorismo e Inovação Evolução histórica Quadros jurídicos e políticas públicas Economia Social e política social Empreendedorismo social Inovação nas organizações da Economia Social ¿PARTE III — Desenvolvimento Local, Inclusão Social e Práticas Inovadoras Economia Social e Desenvolvimento Local Economia Social e Inclusão Práticas de inovação social e iniciativas diferenciadoras
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC o/a estudante deverá ser capaz de: Identificar e distinguir conceitos, modelos e tipologias da Economia Social. Relacionar a Economia Social com as políticas sociais, o mercado de trabalho e o papel do Estado. Analisar a evolução histórica e os principais marcos normativos e institucionais da Economia Social em Portugal e na Europa. Avaliar iniciativas de empreendedorismo social e inovação em organizações da Economia Social. Projetar e propor intervenções de Economia Social orientadas para o desenvolvimento local e inclusão social. Comunicar de forma crítica com profissionais do setor, integrando evidência empírica em propostas de intervenção.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC adota metodologias ativas e participativas que articulam teoria e prática, promovendo a autonomia e a aprendizagem colaborativa. A exposição dialogada dos conteúdos é complementada por debates em aula, estimulando a análise crítica e a problematização das teorias. Os estudantes desenvolvem trabalhos práticos aplicando os conhecimentos adquiridos a situações concretas. A sala de aula invertida potencia a preparação prévia dos temas e a discussão aprofundada em contexto presencial. A análise crítica de artigos científicos e relatórios institucionais desenvolve competências de leitura académica, interpretação e argumentação. Destaca-se a organização, pelos estudantes, de um seminário sobre Economia Social, destinado a dar visibilidade a atividades, projetos ou serviços inovadores de organizações do setor. Cada estudante seleciona um projeto/organização, contacta os profissionais e organiza a sua participação, reforçando a ligação entre teoria e realidade prática.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caeiro, J. M. C. (2008). Economia social: conceitos, fundamentos e tipologia. Revista katálysis, 11, 61-72. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/Zyqs6pMYssPQBs3mKxtLZ8R/. Garrido, A. (2013). De onde vem a Economia Social. Pp 1-10. Acessível em: https://cnes.org.pt/congresso/AlvaroGarrido-De-onde-vem-a-Economia-Social.pdf. Luz, Helena Reis (2025). “Políticas Sociais, Economia Social e Serviço Social: Um recorte analítico pós-25 de Abril em Portugal” in Almeida, C. D., & Marques, M. I. A. (Coords.). As revoluções da revolução: Políticas sociais e serviço social. Edições Lusófona. Moreira, M. B. (2019). A Economia Social e Solidária como condição para o desenvolvimento sustentável. UN Inter-Agency Task Force on Social and Solidarity Economy. Disponível em PDF (docente). Namorado, R. (2006). Os quadros jurídicos da economia social-uma introdução ao caso português. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/11113.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios