filmeu

Disciplina Antropologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Antropologia procura a compreensão dos comportamentos sociais em interacções de proximidade e sua extensão para circulos sociais em diferentes distancias, do eixo social e de exclusão, de competição e de ajuda mútua; do cumprimento de normas e de seus desvios. A UC torna-se relevante para o curso de Criminologia, principalmente, para analisar criticamente e propor criativamente acções adequadas a situações sociais de diversidade, complexidade e de desregulação onde se torne necessário corrigir e capacitar modelos de integração.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à Antropologia Enquadramento da unidade curricular no contexto do curso A Antropologia como ciência do ¿outro¿ Princípios metodológicos da Antropologia A Antropologia Criminal pretérita Abordagem do crime e da criminalidade nas Ciências Sociais Antropologia, crime e criminalidade Marginalidade e exclusão social Crime, lei e ordem pública Crime e tecnologias de segurança Crime, globalização e transnacionalidade
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem são: Compreender os desenvolvimentos na abordagem antropológica e da investigação etnográfica aplicada ao crime e à criminalidade. Compreender os desafios da Antropologia na compreensão do crime e criminalidade. Desenvolver a capacidade crítica e a reflexão relativamente ao crime na sociedade contemporânea. Entender o crime na era da globalização. Estimular e desenvolver a capacidade crítica e a reflexão dos discentes em relação às temáticas apresentadas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Chaves, M. 1999. Casal Ventoso: da Gandaia ao Narcotráfico. Marginalidade Económica e Dominação Simbólica em Lisboa. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais da UL Comaroff, J.; Comaroff, J. 2016. The Truth about Crime. Sovereignty, Knowledge, Social Order. Chicago: Chicago University Press. Frois, C. 2011.Vigilância e Poder. Lisboa: Editora Mundos Sociais. Hobbsbawm, E. 2008. Globalização, Democracia e Terrorismo. Lisboa: Editorial Presença. Schneider, P.; Schneider, J. 2008. Anthropology of crime and criminalization. Annual Review of Anthropology, 37, p. 351-373. Garces, C. 2014. Denuding surveillance at the carceral boundary. South Atlantic Quarterly, 113, p. 447-473.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios