filmeu

Disciplina Introdução à História Contemporânea

  • Apresentação

    Apresentação

    Domínio dos principais marcos. movimentos, personagens e ruturas no Mundo Contemporâneo, tornando-os funcionais na análise sociológica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Parte 1: A construção da modernidade - O Iluminismo e a nova concepção do Homem - O fim do Antigo Regime - A Carta dos Direitos do Homem e do Cidadão - O surgimento da burguesia e as suas conquistas económicas, sociais e políticas - O Liberalismo, a religião e a cultura Parte 2: A sociedade liberal - A revolução industrial - O proletariado e os problemas siciais - O colonialismo e o imperialismo europeu; a partição da Ãfrica e a dominação da Ásia Part 3: As grandes revoluções contemporâneas - Os nacionalismos - A unificação da Alemanha e da Itália - Os fascismos europeus - As grandes guerras - As descolonizações - A guerra fria - O fim da História e o regresso da Guerra Fria
  • Objetivos

    Objetivos

    Acompanhar a investigação histórica em curso, de forma a adquirir a capacidade de idenficar os onteresses económicos e sociais, asim como as forças hegemónicas subjacentes às grandes mudanças históricas. Conhecer as ferramentas metodológicas da iniciação à investigação e à problematização em História. Conhecer as principais correntes historiográficas, assim como os seus autores e suas obras, que contribuiram de forma significativa para renovar a nossa leitura do passado, ao nível nacional e global.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As sessões de trabalho serão teórico-práticas. Na dinâmica das sessões, os alunos participarão activamente através da leitura de alguns textos previamente definidos e distribuidos (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão); Declaração de Independência dos EUA; Manifesto Comunista; Enciclica Rerum Novarum; Declaração Universal dos Direitos da Humanidade). O objectivo dessas leituras, comentadas em sala de aula, reside na necessidade de utilizar os contextos de cada documento como ferramenta laboratorial para a compreensão das alterações, do alcance e das implicações de cada um deles. A avaliação, para além de um teste escrito, implicará a participação nos debates centrados nesses textos, assim como na elaboração de um ensaio indicidual partindo de um dos textos referidos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ARMITAGE, David; Subrahmanyam, Sanjay (2010). The Age of Revolutions in Global Context c.1760-1840. Nova York: Palgrave Macmillan. HEFFER, Jean; SERMAN, William (1999). O Século XIX, 1815-1914. Lisboa: Publicações D. Quixote. HOBSBAWM, Eric (1985). A Era das Revoluções (1789-1848). Lisboa: Presença. PORTER, Andrew (2011). O Imperialismo Europeu 1860-1914. Lisboa: Ec. 70.    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios