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Disciplina Teorias Sociológicas Contemporâneas

  • Apresentação

    Apresentação

    Os objetivos desta unidade curricular centram-se no aprofundamento das propostas teóricas de autores contemporâneos ¿ definição e articulação de conceitos, noções, categorias e respetivos trabalhos científicos ¿ com o objetivo de proporcionar instrumentos teóricos para a análise sociológica. A aquisição da instrumentalização teórica é realizada de modo sistemático, tendo em atenção as grandes correntes onde os autores se inserem, possibilitando um conhecimento adequado para o trabalho teórico e para as investigações empíricas futuras. Os objetivos derivados centram-se na: Compreensão sobre a emergência e a imprescindibilidade das teorias; Motivação para os grandes campos estruturantes da sociologia contemporânea; A utilidade das teorias para o trabalho empírico teoricamente orientado; Preparação do raciocínio sociológico, coerentemente crítico-analítico; Desenvolvimento deste raciocínio, criativo mas com o máximo de rigor assertório, para aplicação na compreensão dos problemas da sociedade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A lógica da construção teórica e o trabalho de análise empírica. Nascimento e evolução da sociologia e a complexidade crescente (social, económica, política e simbólica). Da emergência da Escola de Chicago (Park, Burgess e Wirth) e das teorias funcionalistas (Merton) às estruturalistas e ao estruturo-funcionalismo (Parsons). O interesse do interaccionismo simbólico (Goffman) e a compreensão do processo civilizacional (Elias). Na Escola de Frankfurt destaca-se a acção comunicativa e o mundo da vida (Habermas), a cultura de massas (Adorno), o industrialismo e o consumismo (Marcuse). Na teoria do conflito refere-se as funções do conflito (Coser) e a articulação entre coesão social e liberdade política (Dahrendorf). Na Escola Francesa referencia-se os movimentos sociais (Touraine). No estruturalismo construtivista visa-se as perspetivas do simbólico, campo, habitus e os capitais (Bourdieu). A modernização reflexiva, sociedade de risco, segurança e o território (Giddens, Beck e Foucault).
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se, a partir da preparação teórica desta unidade curricular ¿ onde, complementarmente, se situarão vários exemplos ¿ criar competências em vários domínios: - No domínio do conhecimento teórico e das problematizações sociológicas; - Capacidade de reflexão sociológica (imaginação sociológica, dentro da lógica e da coerência) a partir dos autores e dos respetivos conceitos, noções e categorias apreendidas; - Competências instrumentais para investigação da sociedade, com a determinação de ¿objetos de estudo¿ (os problemas sociais) de acordo com a identificação dos ¿problemas sociológicos¿ entendidos como ¿objetos reais¿; - Capacidade na análise crítica sobre a sociedade contemporânea (na diversidade de problemas, de interesses e de necessidades); - Competências para o encontro da reflexão subordinada ao exercício da cidadania com a utilização das teorias estudadas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Beck, U (2015). Sociedade de risco mundial. Lisboa: Edições 70 Beck, U & Gidens, A., Lash, S. (2000). Modernização Reflexiva. Oeiras: Celta Bourdieu, P (1997). Razões Práticas. Oeiras: Celta Bourdieu, P (1997). O Poder Simbólico. Algés: Difel Ferreira, J. et al. (1995). Sociologia. Alfragide: Editora McGraw-Hill de Portugal Foucault, M (2008). Segurança, Território, População. S. Paulo: Martins Fontes Foucault, M (2005). Em Defesa da Sociedade. S. Paulo: Martins Fontes Goffman, E (1988). Estigma. Rio de Janeiro: Guanabara Giddens, A (2000). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian Giddens, A (2000). O Mundo na Era da Globalização. Lisboa: Presença Merton, Robert K (1968). Sociologia. Teoria e Estrutura. S. Paulo: Editora Mestre Jou Parsons, T (1969). Sociedades. São Paulo: L. Pioneira Editora Tar, Zoltan (s/d). A Escola de Francoforte. Lisboa: Edições 70 Touraine, A (1996). O Retorno do Actor. Ensaio de Sociologia. Lisboa: Instituto Piaget Turner, B (2002). Teoria Social. Miraflores: Difel  
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