-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objectivos: Proporcionar o conhecimento das diversas perspectivas atuais sobre os diversos temas no âmbito da sociologia da família e do género e a sua ampla relação com os diversos ramos de conhecimento da Sociologia; Contribuir para a noção do carácter social e cultural das diferentes modalidades de relações familiares, conjugais e parentais e a sua relação co diversas instituições, nomeadamente o Estado; Proporcionar o conhecimento das relações que se estabelecem entre os principais processos de organização social e das mudanças, observadas ao longo dos tempos nas famílias e nas atribuições sociais de papéis de género no seio familiar e na sociedade; Permitir o conhecimento da relação entre os diversos conteúdos da UC e a evolução da sociedade tendo sempre como objetivo a relação de cada um dos temas trabalhados com as diversas políticas (de cariz diverso) colocadas em prática em Portugal e na Europa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT45-16970
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O conhecimento científico sobre a família; Família, representações sociais e senso comum; Teorias da família: dos clássicos aos contemporâneos: A perspetiva dos clássicos. A rutura dos anos 70; Teorias e propostas dos finais do séc. XX aos inícios do séc. XXI; A sociologia da família do séc. XXI. A família no passado e nas sociedades contemporâneas, O lugar da criança na família: evolução ao longo dos tempos Indicadores demográficos em Portugal, Mudança social e dinâmicas familiares; Famíia e envelhecimento Conceitos de identidade e de papel de género; Género e Sociedade em Portugal. O lado obscuro da família: formas de violência doméstica Mudança e continuidade de género no contexto português e europeu; Estado e Políticas Públicas; Família, Economia e Trabalho; Agenda pública, agenda política e ordem privada; Políticas públicas e mudança social em Portugal e na Europa; Políticas sociais de família em Portugal e na Europa.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que estudantes: Obtenham conhecimentos teóricos sobre a sociologia da família e do género; Desenvolvam um olhar sociológico sobre as famílias, a mudanças ao longo dos tempos, diversidade e complexidade; Adquiram conhecimento das diversas perspectivas sobre os temas e os debates atuais no âmbito da sociologia da família e do género nas sociedades contemporâneas; Compreendam o carácter social e cultural das diferentes modalidades de relações familiares, conjugais e parentais; Apreendam a noção das relações que se estabelecem entre os principais processos de organização social e as mudanças nas famílias e nas atribuições sociais de papéis de género no seio familiar e na sociedade
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Poderão ser convidados profissionais de referência na área com o objetivo de partilhar as suas experiências práticas ou de investigação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Correia, R. (2020). Políticas de Família em Portugal 2018. Relatório do Observatório das Famílias e das Políticas de Família. OFAP. Eurofound (2015). Families in The Economic Crisis: Changes In Policy Measures In The EU. Publications Office Of The European Union. Guerreiro, M.D.; Torres, A, Lobo, C (2007) Famílias em Mudança. In M.D. Guerreiro, A.Torres e L.Capucha (Eds.) Quotidiano e Qualidade de Vida.Celta Editora. Kellerhals, J., Troutot, P. Y., Lazega, E., Valente, L., & das Dores Guerreiro, M. (1989). Microssociologia da família. Publicações Europa-América Ramos, R., Rodrigues, L. B. e Correia, R. B. (2019). Atitudes face à divisão do trabalho familiar em Portugal em 2002 e 2014: mudanças e continuidades, Sociologia, Problemas e Práticas, 90, 95-112. Wall, K., Correia, R. e Gouveia, R (2019). Atitudes face às licenças parentais em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 90, 55-76.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não