filmeu

Disciplina Sociologia da Cultura e do Conhecimento

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC apresenta as principais perspectivas teóricas, debates e temas da sub-área da Sociologia da Cultura e do Conhecimento. A UC apresenta diferentes noções de cultura e as diversas formas de conhecimento no contexto da vida dos indivíduos e das sociedades contemporâneas, profundamente mediatizadas (deep mediatization) e caracterizada pela mercantilização, globalização e digitalização de bens e serviços culturais. A UC pretende suscitar a reflexão sobre o papel da cultura na vida social, fornecendo para isso ferramentas conceptuais e exemplos empíricos para a interpretação dos fenómenos culturais nas sociedades contemporâneas, com especial enfoque na sociedade portuguesa.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Noções de Cultura e Conhecimento CP2. Sociologia da Cultura CP3. Produção e políticas culturais CP4. Distribuição e mediação cultural CP5. Públicos e práticas culturais, offline and online
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1: identificar as diferentes noções de cultura e conhecimento; OA2: explicar as principais perspectivas teóricas, temas e debates na sociologia da cultura; OA3: descrever as relações entre cultura e sociedade; OA4: analisar sociologicamente os processos de produção, distribuição e recepção de bens e serviços culturais, num contexto de globalização cultural e transformação digital; Pretende-se ainda desenvolver as seguintes competências transversais: Competências de pesquisa. Competências analíticas e pensamento crítico. Competências comunicacionais (orais e escritas). Competências interculturais. Competências de trabalho de equipa.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC adopta metodologias expositivas, participativas e activas. A metodologia de ensino-aprendizagem é assente na exposição de conteúdos teóricos, acompanhada de materiais audiovisuais, exercícios práticos, debates, trabalhos de grupo, que permitem a aplicação do conhecimento teórico a contextos empíricos (rúbrica participação). Promove-se a aproximação das pessoas estudantes aos contextos de investigação atual em Sociologia da Cultura, através de convidados peritos na área e, sempre que possível, visitas de estudo. A avaliação contínua é constituída pelos seguintes elementos: 1) Projecto de investigação sobre temas da UC, a ser escolhido pelos estudantes, e a realizar de forma individual, acompanhado pela docente, através de tutoria, com trabalho escrito e oral; 2) Recensão de textos académicos (artigos científicos e capítulos de livro), em grupo, com apresentação oral e realização de dinâmica de grupo, ie, exercício que envolva a turma inteira, aplicando conceitos de forma prática.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brook et al (2025) Culture is bad for you. Manchester Univ Press Campos, R. (2024). Art and citizenship European Journal of Cultural and Polit Soc, 11(2), pp. 190–211.  Cetina, K (2007). Culture in global knowledge societies. Interdisciplinary science reviews, 32(4), pp.361-375. Coulangeon, P (2015). Social mobility and musical tastes. Poetics, 51, pp54-68. Garcia, J.L et al (2019). Mapping cultural policy in Portugal. International Journal Cultural Policy  Gaw, F.(2022). Algorithmic logics and the construction of cultural taste. Media, Culture & Society,44(4),706?725.  Guerra, P., & Ripollés (2021). Post Dictatorships, Cosmopolitanism, Punk, Post-punk. Popular Music and Society, 44(5), 610–627.  Grindstaff et al (Eds.).(2020). Routledge Handbook of Cultural Sociology  Inglis, D., & Almila, A (Eds),(2016). The SAGE Handbook of Cultural Sociology.  Neves, J. S. (coord) OPAC Pais, J.M. et al (2022). Práticas Culturais dos Portugueses. ICS  Spillman (2020).What is Cultural Sociology? Polity Press
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios