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Apresentação
Apresentação
Nesta unidade curricular, pretende-se que os alunos desenvolvam competências analíticas e metodológicas no âmbito da elaboração de pesquisas em Sociologia. O objetivo principal é promover o conhecimento e a aprendizagem sobre a seleção e construção do objeto de estudo (problemática teórica, modelo analítico, observação e delimitação das unidades de análise), assim como sobre os métodos e técnicas (qualitativos e quantitativos) adequados à realização dos seus projetos de investigação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT45-16972
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- Métodos e técnicas científicas em Sociologia 2- Etapas da investigação sociológica 3- Métodos e técnicas da pesquisa intensiva/qualitaiva 3.1. Estudos de caso e de profundidade. 3.2. Diferentes tipos de entrevista e grupos focais. 3.3. Análise de conteúdo. 3.4. Método biográfico e retratos sociológicos. 3.5. Método etnográfico. 3.6. Observação direta e participante. 3.7. Métodos visuais. 4- Métodos e técnicas da pesquisa extensiva/quantitativa 4.1. Universo e construção da amostra. 4.2.Técnicas de amostragem na pesquisa extensiva/quantitativa. 4.3. Principais etapas da construção do inquérito por questionário. 4.4. Aplicação do questionário. 4.5.Tratamento e análise dos dados. 5. Triangulação Metodológica: utilização de métodos mistos.
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Objetivos
Objetivos
Conceção, planeamento e organização de pesquisas/projetos de investigação que desenvolvam a reflexão, as capacidades analíticas e metodológicas em diferentes campos científicos, técnicos e culturais com maior relevância: 1) nos domínios: político, social, económico, cultural e simbólico; 2) em contextos: urbano, rural e multicultural; 3) sobre diferentes temáticas: segurança e conflitos, multiculturalidade, cidadania, género, políticas públicas, valores e violências; 4) Desenvolvam competências para: a inserção no mercado de trabalho ou no âmbito da intervenção e investigação sociológicas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aprender a utilizar de forma ética e responsável as ferramentas de IA no apoio à pesquisa sociológica. Cuidados a ter no plágio com as ferramentas de IA.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Albarello, L., Digneffe., F., Hiernaux, J.P., Maroy, C., Ruquoy, D., & Saint- Georges, P. (1997). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Gradiva. Bryman, A. (2016). Social research methods. Oxford university press. Eco, U. (1984). Como se faz uma tese em Ciências Humanas. (3.ª ed.). Editorial Presença. Ghiglione, R., & Matalon, B. (1992). O Inquérito - Teoria e prática. Celta. Quivy, R., & Campenhoudt, L. (1998). Manual de investigação em Ciências Sociais (2.ª ed.). Gradiva. Silva, A.S., & Pinto, J. M. (orgs.). (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Afrontamento.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não