filmeu

Disciplina Sociologia do Território

  • Apresentação

    Apresentação

    A U.C. procura criar competências de produção de conhecimento e de intervenção na organização e dinâmicas dos territórios e da sua população, nomeadamente através de abordagens teóricas e analíticas, abertas e multidimensionais de desenvolvimento sustentável e de coesão social. Abordagens que interliguem a economia e a sociedade, a qualidade de vida das pessoas e do amiente, os níveis locais, regionais, nacionais e globais, a política, a administração pública e a cultura, as identidades e as pertenças.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Apresentação da uc: estratégias de aprendizagem e avaliação previstas 2.Economia, território e população:conceito de território, ambiente e desenvolvimento sustentável 3.Morfologia do espaço e administração:local,regional e nacional 4.Rural e urbano:formas de propriedade e de organização 5.Coesão territorial:Centro e periferia,diversidade,integração e exclusão,urbana e rural 6.Ordenamentodo território:mudanças e politicas 7.Descentralização e regionalização:ganhadores e perdedores 8.Ambiente,agricultura e industria:impactos e alterações climáticas 9.Desenvolvimento sustentável e aprendizagem:crescimento e desenvolvimento 10.Desenvolvimento local:Planeamento e estratégias 11.Território e inovação:Inteligência estratégica e sociedades de conhecimento 12.Da exclusão ao "empowerment":Mudanças e desenvolvimento alternativo 13.Governancia territorial:Estratégias dos actores e do território 14.Agendas Internacionais:Indicadores de desenvolvimento sustentável 15.Politicas públicas para Portugal
  • Objetivos

    Objetivos

    A uc procura reunir as condições de aprendizagem de um conjunto de conhecimentos e competências teóricas e metodológicas para a análise e gestão de dinamicas territorriais, compreensão e análise das estruturas sociais, económicas e ambientais dos territórios para compreender as suas dinamicas e competências para ...e gerir acções que mobilizem respostas específicas nomeadamente no domínio do desenvolvimento. Competências para elaborar, executar e gerir projectos de desenvolvimento sustentável, que respondem a necessidades e promovam propostas de melhoria das condições de vida em diferentes territórios, com a participação dos diferentes actores sociais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizados métodos ativos de educação de adultos, nomeadamente: a) debates em sala; b) visionamento de vídeos on-line seguidos de debate; c) exercícios de grupo em sala, com recurso aos sites das instituições públicas portuguesas e da Comissão Europeia.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agudo González, J. (2021). La gobernanza del territorio: Cooperación interadministrativa, participación ciudadana y derechos de las minorías. Bosch Editor. Covas, A. (2018). A Grande Transformação dos Territórios. Olhares Cruzados sobre as Mutações do nosso Tempo, Lisboa, Sílabo Ferrão, J. (2011). O Ordenamento do Território como Política Pública, Lisboa, F.C. Gulbenkian Ferreira, A.F. (2005). Gestão Estratégica de Cidades e Regiões, Lisboa, F.C.Gulbenkian Silva, G. V. & Vieira, A.B. (2023).Political geography, geopolitics and territorial management: Brazilian perspectives.  Editora Autografia. Stiglitz, J, J. e Bruce, E. e Greenwald, C. (2017). Por uma Sociedade de Aprendizagem. Repensar o Crescimento, o Desenvolvimento e o Comércio Livre, Lisboa, Bertrand Ed.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios