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Disciplina Atelier III - Planeamento e Gestão de Projetos

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Atelier III - Planeamento e Gestão de Projetos tem como objetivo o desenvolvimento de competências no domínio das metodologias de investigação-ação e a aquisição de conhecimentos concetuais e técnicos sobre a importância da Sociologia e do papel do sociólogo em programas/estratégias/projetos de intervenção social. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre a importância das metodologias de planeamento e avaliação quer na aplicação das políticas públicas, quer em projetos de organizações/associações não governamentais que intervêm em diferentes domínios na sociedade (pobreza, exclusão social e desemprego; discriminação étnica e desigualdades de género; ambiente e alterações climáticas, educação, entre outros).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      Investigação-Ação As Metodologias de Investigação-Ação na Sociologia O papel da Sociologia e do sociólogo na conceção de políticas públicas e na participação em programas/estratégias/ projetos de intervenção social Metodologias de planeamento e avaliação Principais conceitos, diversidade de metodologias e tipos de planeamento Diversidade de metodologias de avaliação Principais etapas de construção de um projeto de intervenção social (pré-diagnóstico, diagnóstico, objetivos gerais, objetivos específicos, estratégias de intervenção, plano de ação, monotorização e avaliação) Principais modalidades de avaliação (avaliação ex-ante; avaliação ongoing; avaliação final; avaliação ex-post) Análise de programas/estratégias/projetos de intervenção concebidos no âmbito de organismos públicos, de associações e organizações não governamentais atuantes em diferentes áreas e domínios
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular visa sensibilizar os estudantes para a importância da investigação-ação, do papel do sociólogo e das metodologias de planeamento e avaliação na operacionalização de políticas públicas  e de projetos do terceiro setor que intervêm em diferentes áreas da sociedade. Pretende-se que os alunos aprendam a construir um projeto de intervenção social, a reconhecer as principais fases de desenvolvimento de um programa/estratégia/ projeto de intervenção, assim como a identificar as  metodologias disponíveis  na avaliação da execução e dos resultados alcançados.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Visita presencial com os alunos a associações e organizações locais que desenvolvem projetos de intervenção social.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bradbury, H. (Ed.). (2015).The Sage handbook of action research. Sage Publications Capucha, L., Almeida, J. F. D., Pedroso, P., & Silva, J. A. (1996). Metodologias de avaliação: o estado da arte em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, (22), 9-27. Capucha, L., Pinto, J., & Evaristo, T. (2008). Planeamento e Avaliação de Projetos-Guião prático. Selenova: Direção Geral de Inovação e de desenvolvimento Curricular. Guerra, Isabel. (2005). O planeamento no contexto de uma Sociologia da acção: as rearticulações teoria-prática no campo da Sociologia e planeamento.Cidades, Comunidades e Territórios, (10), 13-24. Guerra, I. (2003). Polémicas e Modelos para uma Sociologia de Intervenção. Cadernos de Estudos Africanos, (4), 71-84. Howlett, M., & Mukherjee, I. (Eds.). (2018).Routledge handbook of policy design. Routledge.  
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