-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Currcular tem como objetivo a consolidação de conhecimentos e competências sociológicas, de forma autónoma e individual, ao nível da construção de um projeto de investigação científica e de todas as etapas inerentes a este processo (construção da problemática teórica, metodologia, discussão e apresentação dos resultados, reflexão sobre os resultados alcançados (limitações e potencialidades da pesquisa realizada). Pretende-se também que os alunos adquiram competências consolidadas ao nível da comunicação de dados científicos e resultados alcançados nas suas pesquisas através da análise de artigos científicos, dissertações e relatórios de projetos de investigação. Espera-se preparar os alunos para que, no final, consigam desenvolver autonomamente o trabalho final da licenciatura/estágio.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT45-16977
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Revisão das etapas do procedimento científico e da pesquisa sociológica. 1.1. Revisão dos instrumentos de recolha de informação. 1.2. Revisão das técnicas de tratamento e análise dos dados recolhidos. 1.3. Interpretação analítica e apresentação formal dos dados (grelhas de análise, tabelas, gráficos, etc.). 1.4. Construção e validação dos dados recolhidos. 2. Técnicas de comunicação e divulgação de dados científicos 2.1. Análise de artigos científicos; dissertações, relatórios de projetos de investigação. 2.2. Utilização ética das ferramentas de IA na pesquisa sociológica. 3. Procedimentos e técnicas de elaboração de projeto de pesquisa 4. Planeamento e organização formal do relatório de pesquisa de acordo com normas técnicas, científicas e deontológicas aplicáveis.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos: i) Aprofundem os conhecimentos e apliquem, na prática, competências de recolha, construção, tratamento, análise e interpretação de dados. ii) Conheçam, identifiquem e elaborem as diferentes fases e estratégias metodológicas de investigação científica; iii) Aprendam a utilizar ferramentas de IA de acordo com normas éticas e deontológicas; iv) Desenvolvam capacidades de observação da análise da realidade social que os envolve; v) Amadureçam conhecimentos e competências que os habilitem para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. vi) Amadureçam competências de apresentação oral sustentada em objetivos claros e estruturados, clareza de raciocínio e argumentação sustentada em conhecimentos científicos. vii) Desenvolvam competencências ao nível da comunicação e divulgação de dados científicos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Realização de exercício de trabalho de campo exploratório com os alunos num bairro/freguesia da cidade de Lisboa (realização de pequenas entrevistas exploratórias, diário de campo, recolha de material fotográfico, entre outros).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Blaikie, N., & Priest, J. (2019). Designing social research: The logic of anticipation. John Wiley & Sons. Bryman, A. (2008). Social research methods. Oxford University Press. Creswell, J. (1994). Research Design: Qualitative and Quantitative Approaches. Sage. Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2011). The Sage handbook of qualitative research. Sage. Ghiglione, R., & Matalon, B. (1992). O Inquérito -Teoria e prática. Celta. Quivy, R., & Campenhoudt, L. (1998). Manual de investigação em Ciências Sociais (2.ª ed.). Gradiva. Silva, A.S., & Pinto, J. M. (orgs.). (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Afrontamento.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não