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Disciplina Laboratório de Projeto de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Currcular tem como objetivo a consolidação de conhecimentos e competências sociológicas, de forma autónoma e individual, ao nível da construção de um projeto de investigação científica e de todas as etapas inerentes a este processo (construção da problemática teórica, metodologia, discussão e apresentação dos resultados, reflexão sobre os resultados alcançados (limitações e potencialidades da pesquisa realizada). Pretende-se também que os alunos  adquiram competências consolidadas ao nível da comunicação de dados científicos e resultados alcançados nas suas pesquisas através da análise de artigos científicos, dissertações e relatórios de projetos de investigação.  Espera-se  preparar os alunos para que, no final, consigam desenvolver autonomamente o trabalho final da licenciatura/estágio.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Revisão das etapas do procedimento científico e da pesquisa sociológica. 1.1. Revisão dos instrumentos de recolha de informação. 1.2. Revisão das técnicas de tratamento e análise dos dados recolhidos. 1.3. Interpretação analítica e apresentação formal dos dados (grelhas de análise, tabelas, gráficos, etc.). 1.4. Construção e validação dos dados recolhidos. 2. Técnicas de comunicação e divulgação de dados científicos 2.1. Análise de artigos científicos; dissertações, relatórios de projetos de investigação.  2.2. Utilização ética das ferramentas de IA na pesquisa sociológica. 3. Procedimentos e técnicas de elaboração de projeto de pesquisa 4. Planeamento e organização formal do relatório de pesquisa de acordo com normas técnicas, científicas e deontológicas aplicáveis.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos: i)    Aprofundem os conhecimentos e apliquem, na prática, competências de recolha, construção, tratamento, análise e interpretação de dados. ii)   Conheçam, identifiquem e elaborem as diferentes fases e estratégias metodológicas de investigação científica; iii) Aprendam a utilizar ferramentas de IA de acordo com normas éticas e deontológicas; iv)  Desenvolvam capacidades de observação da análise da realidade social que os envolve; v)  Amadureçam conhecimentos e competências que os habilitem para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. vi)  Amadureçam competências de apresentação oral sustentada em objetivos claros e estruturados, clareza de raciocínio e argumentação sustentada em conhecimentos científicos. vii) Desenvolvam competencências ao nível da comunicação e divulgação de dados científicos.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Realização de exercício de trabalho de campo exploratório com os alunos num bairro/freguesia da cidade de Lisboa (realização de pequenas entrevistas exploratórias, diário de campo, recolha de material fotográfico, entre outros).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Blaikie, N., & Priest, J. (2019). Designing social research: The logic of anticipation. John Wiley & Sons. Bryman, A. (2008). Social research methods. Oxford University Press.  Creswell, J. (1994). Research Design: Qualitative and Quantitative Approaches. Sage. Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2011). The Sage handbook of qualitative research. Sage.  Ghiglione, R., & Matalon, B. (1992). O Inquérito -Teoria e prática. Celta. Quivy, R., & Campenhoudt, L. (1998). Manual de investigação em Ciências Sociais (2.ª ed.). Gradiva. Silva, A.S., & Pinto, J. M. (orgs.). (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Afrontamento.      
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