-
Apresentação
Apresentação
Sendo a religião um fenómeno social e cultural é de extrema importância que na análise das sociedades humanas, se tenha em conta a importância do pensamento religioso. Assim sendo, podemos dizer que estudar a Sociologia das Religiões é ter conta um sistema de crenças, um sistema de práticas, que passa pela ritualização e as relações sociais e simbólicas que se estabelecem entre o Ser Humano e as diferentes manifestações divinas nas diferentes sociedades.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT45-23462
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O que é a religião? Sagrado e profano. Ritos e Rituais. As funções sociais da religião A definição de religiosidade popular. O que é a Sociologia da Religião. O desenvolvimento da Sociologia da Religião. Ordem, classes e religião. Perspectivas sociológicas actuais. As religiões mundiais e a mudança social. As religiões monoteístas: cristianismo; Islamismo e Judaismo. A Igreja Católica A Descatolicização. Outras manifestações religiosas. Novos movimentos religiosos. Diálogo inter-religioso: um imperativo para a paz. Os conceitos de igreja, seita, denominação e culto. Os riscos das tentativas de politização da religião. A Sociologia da Religião em Portugal Organizações religiosas em Portugal Esfera religiosa, esfera secular. A secularização e suas criticas. O Protestantismo. O (Neo) Pentecostalismo. Minorias religiosas. Religiões, Diálogos e Direitos Humanos. A Liberdade Religiosa. A inter-relação de religião e sociedade. Religião e género. O fundamentalismo religioso. O lugar e o papel das religiões no século XXI.
-
Objetivos
Objetivos
Os objectivos desta UC, aparecem enunciados na apresentação desta UC. Esta UC para além dos conhecimentos que se pretende que os alunos adquiram sobre o fenómeno religioso nas diferentes sociedades, pretende-se ainda, que os alunos adquiram capacidades para compreender as interações entre as diferentes religiões e as sociedades, bem como as relações sociais que se estabelecem entre os crentes das diferentes religiões. Possam e sejam capazes de avaliar criticamente os essas interações sociais; identificar as diferentes religiões e o peso que cada uma delas tem nas diferentes sociedades, bem como adquirirem competências de análise sociológica das manifestações dos fenómenos religiosos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas assumirão caracteristicas diversificadas, de acordo com o momento da apresentação dos conteúdos, sendo apoiadas em bibliografia atualizada e material elaborado pelo professor. Existirão momentos de interaçao argumentativa, principalmente no final de cada tópico. Para a avaliação, será priviligiada uma metodologia de avaliação contínua. A avaliação, pressupõe a realização de 2 testes obrigatórios, de avaliação de conhecimentos e presença eparticipação nas aulas: 1º Teste - 45%; 2º Teste - 45% Presença e participação nas aulas - 10%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bataille, G. (2020). Teoria da Religião. Lisboa: Letra Livre. Campos, F. (2019). Na Senda dos Direitos Humanos. Breves passos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Cordeiro, J.M.D. (2024). A Sacramentalidade da Celebração Eucarística. Eterno hodie. Fátima: Secretariado Nacional de Liturgia. Coutinho, J.P. (2020). Religião em Portugal. Análise Sociológica. Lisboa: ICS. Donizete, R. (2007). Sociologia da Religião. Uma introdução. Porto: Edições Afrontamento. McGrath, A. E. (2017). Christian Theology. An Introdution. Sixth edition. USA: Wiley & Sons Ltd. Pinto, P.M. (2020). Pontifex - Breve Tratado sobre a arte (tentar) fazer pontes. Liberdade Religiosa, Convivência Cidadania (e medo). Grandes Debates da Actualidade nº 5. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Teixeira, A. (2019). Religião na sociedade portuguesa. Lisboa: FFMS. Weber, M. (2006). Sociologia das Religiões. Lisboa: Relógio d'Água Editores. Wells, H.G. (2020). Os Direitos do Homem. Silveira: Letras Errantes, Lda.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não