-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Sociologia da Educação visa proporcionar que os estudantes adquiram os saberes teóricos, metodológicos e de aplicação prática necessários a uma análise sociológica dos contextos e dos processos educativos nas sociedades contemporâneas, através do desenvolvimento de capacidades e competências para: Contextualizar a emergência da Sociologia da Educação no tempo e no espaço; Conhecer abordagens e problemáticas tratadas nas principais obras clássicas de Sociologia; Utilizar o pensamento sociológico, com base na reflexão crítica e analítica e no debate de ideias.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT45-2648
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. Sociedades contemporâneas, mudança social e educação A construção social da importância da educação: precursores e fundadores A escola como projeto de modernidade Processos de alfabetização e escolarização e a emergência da escola de massas Democratização da educação e desafios da nova ordem económica e social do pós-guerra B. A dimensão social da educação Educação, coesão social, igualdade e democracia A educação em contextos formais e em contextos não formais C. Acesso à educação e sucesso e insucesso escolar Mobilidade social e meritocracia: possibilidades e desafios Desigualdades de recursos e oportunidades, reprodução social e seleção: teorias explicativas Papel e relação da escola com as famílias e a comunidade D. Evoluções e problemáticas recentes no campo da sociologia da educação O sentido e a função social do saber e da escola Desafios globais, regionais, nacionais e locais de educação
-
Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de: Identificar quadros teóricos e conceitos estruturantes do campo da sociologia da educação; Adquirir capacidade de análise dos contextos educativos, tendo em conta as questões sociais e as condições políticas, económicas e culturais Compreender a relação entre a teoria sociológica e a aplicação prática no campo da educação Saber apresentar, oralmente e por escrito, ideias, argumentar e debater sobre a relação entre a educação e os processos de socialização, as instituições sociais e as oportunidades de mobilidade social. Problematizar o papel da educação no quadro dos processos de transformação e desafios das sociedades contemporâneas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas expositivas, que requerem a participação ativa dos estudantes, através de: Apresentação de sínteses de matéria dada; Apresentação de trabalhos individuais e de trabalhos de grupo Debates de ideias, que visam desenvolver a perspetiva crítica, verificada na escrita e na apresentação oral dos trabalhos. Análise conjunta das problemáticas educativas contemporâneas, com base na apresentação e discussão de textos, para: Fomentar a capacidade de interpretação e exposição, reflexão, análise crítica e debate das ideias Estimular a capacidade de identificar, caracterizar e problematizar fenómenos educativos, contextualizados e enquadrados no tempo e no espaço. Participação num evento científico - seminário, conferência, congresso ou Aula Aberta, na modalidade presencial ou virtual; Visita(s) de estudo..
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Althusser, L. (1999). Sobre a reprodução. Editora Vozes. Berger, P. e Luckman, T. (2004). A construção social da realidade. Um livro sobre a sociologia do conhecimento (2.ª ed.). Lisboa: Dinalivro. Bolívar, A. (2003). Como melhorar as escolas. Estratégias e dinâmicas de melhoria das práticas educativas. Porto: Edições ASA. Bourdieu, P., & Passeron, J.-C. (1992[1970]). A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A. Durkheim, E. (2007). Educação e sociedade. Lisboa: Edições 70. Giddens, A. (2000). Sociologia (9.ª Ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Justino, D. et al. (2014). Atlas da Educação - Contextos Sociais e Locais do Sucesso e Insucesso. Portugal, 1991-2012. Lisboa: Cesnova. Ramalho, H. (2020). Meritocracia escolar e suas influências na condição de jovem dos alunos da escola pública portuguesa. Sociologia on line, 24, pp. 27-63.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não